“O mundo e as empresas funcionam com dados; sem eles, o mercado para”, afirma CEO da Veeam

O executivo Anand Eswaran expressou o nível de importância que a proteção de dados possui tanto para a Veeam quanto para o mercado contemporâneo. No mesmo keynote de abertura do VeeamON 2024, Eswaran citou cinco pilares como fundamentais para preservar a resiliência das informações mais críticas das companhias

Compartilhar:

A Veeam deu início ao evento mais importante do ano para a companhia, o VeeamOn 2024, com o keynote de abertura do CEO, Anand Eswaran nesta terça-feira (4). Durante a apresentação, o executivo deixou evidente a importância que os dados têm para a estratégia das empresas atuais e, em contrapartida, o tamanho do potencial de risco que a perda deles pode representar para as organizações em todo o mundo.

 

Segundo o representante da Veeam, o contexto global de dados se baseia em estruturas cada vez maiores e mais complexas, com uma crescente geração de novas informações e substituição dos registros antigos. Nesse cenário, cerca de 90% dos dados mais críticos atualmente foram criados apenas nos últimos dois anos. Dessa forma, manter um ambiente seguro e eficiente para movimentar e aplicar dados é um desafio cotidiano das corporações.

 

Ao mesmo tempo, as ameaças representadas por agentes hostis operadores de malware não dá qualquer sinal de trégua. De acordo com os dados mais recentes publicados no Ransomware Trends Report da Veeam, a frequência de incidentes com esse meio de ataque cresceram entre as empresas, com 75% delas sofrendo ao menos um incidente com ransomware nos últimos doze meses.

 

“No mundo digitalizado de hoje, o dado se tornou um componente crítico para o negócio, que explora esses registros cotidianamente. Dessa forma, todas as companhias passaram a se basear em informações. O grande problema é o fato de esses dados estarem frequentemente expostos aos riscos do ciberespaço, tornando-os alvos recorrentes de agentes hostis e sofisticados. Se os dados que movem o mundo ficarem indisponíveis, o mundo para”, disse o executivo durante a apresentação.

 

Criando resiliência de dados

Para enfrentar um ambiente cada vez mais arriscado para os dados, é necessário que as estratégias de controle e proteção dessas informações se torne mais profunda e calculada. Assim, as lideranças da Veeam projetam a criação de uma jornada capaz de tornar o uso, a movimentação e a segurança dos dados mais resiliente. Tal conceito se baseia em cinco pilares fundamentais, representando toda a natureza do dado em si.

 

Entre esses pilares, estão o backup de dados, a Segurança dos dados e a recuperação de dados. Em um ambiente de constante ameaça aos ativos mais importantes das companhias atuais, é necessário que essas informações estejam arquivadas de forma organizada e segura, para poderem ser recuperadas e reutilizadas após o enfrentamento de qualquer desastre mirando a empresa.

 

“Diante dessa demanda por maio controle de dados, ter inteligência sobre como as informações são usadas e protegidas é fator fundamental, e por isso os trabalhos envolvendo IA e Machine Learning na proteção de dados e backups, bem como na Segurança dessas mesmas ferramentas, também configura um pilar importante dessa resiliência. Quanto mais a usarmos em favor do business, mais crítica a IA será para a preservação dos dados”, explica Dave Russell, Vice-Presidente Sênior, Chefe de Estratégia da Veeam.

 

Por fim, o objetivo final desse controle sobre o dado é deixá-lo em condições de ser utilizado pelo negócio, viabilizando a rentabilidade dos projetos corporativos. Nesse caso, a Liberdade de movimento dos dados é um fator crítico para o mercado contemporâneo. O livre trânsito desses registros deve ser feito com cada vez menos barreiras, sem renunciar à garantia de integridade. Isso viabiliza otimização dos dados e maior possibilidade de recuperação.

 

“Todas as companhias precisam garantir que seus dados estão protegidos e em condições de serem usados para o bem do negócio, e não contra ele, em um incidente de ransomware. Ter essa garantia é ter resiliência de dados, por isso, o propósito estratégico da Veeam é gerar essa resiliência, mantendo todos os repositórios de informações das empresas protegidos em qualquer lugar que estejam”, encerrou Eswaran.

 

*Matheus Bracco viajou para Miami Beach a convite da Veeam

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Candidato à prefeitura de Cuiabá sofre ataque hacker nas redes sociais

Os perfis oficiais do deputado estadual Lúdio Cabral (PT) no Facebook e Instagram foram alvos de um acesso não autorizado,...
Security Report | Destaques

Poisoned AI: de heroína à aliada do cibercrime

A expansão da Inteligência Artificial trouxe avanços significativos, mas também novos riscos, como o envenenamento de dados. Executivos da Thales...
Security Report | Destaques

“Todo usuário pode ser um aliado da Cibersegurança”, diz executivo da Proofpoint

Brian Reed, Diretor de Estratégia de Segurança da Informação da empresa, enfatiza que o foco dos ciberataques está no fator...
Security Report | Destaques

Pague Menos eleva maturidade de Cloud Security com visibilidade e IA

A rede de farmácias contou com a parceria da Palo Alto Networks para ampliar a visão sobre as vulnerabilidades no...