“O mainframe continua jovem, atualizado e em boa forma”

Marcelo Porto, presidente da IBM Brasil, afirma que tecnologia se mantém atualizada e viva e é uma das principais armas na luta contra o cibercrime; nova geração de equipamentos é capaz de realizar cerca de 12 bilhões de transações criptografadas por dia

Compartilhar:

Em um evento realizado ontem (22) para jornalistas, analistas e clientes, em São Paulo, a IBM oficializou o lançamento da nova geração de mainframes: o IBM z14. A tecnologia, capaz de realizar mais de 12 bilhões de transações criptografadas diariamente é a nova aposta da companhia na luta contra o cibercrime. “O mainframe continua jovem, atualizado e em boa forma”, disse o Marcelo Porto, presidente da companhia no Brasil.

 

Porto destacou a importância de anunciar a nova linha de equipamentos no ano do centenário da empresa, que continua investindo pesado em novas tecnologias e em segurança. E afirmou que o mainframe é uma demanda constante, já que, num mundo cada vez mais digitalizado, a confiança é a nova moeda de troca da economia atual.

 

Segundo institutos de pesquisa, o cibercrime trará um prejuízo de aproximadamente US$ 8 trilhões até 2022. Nos últimos cinco anos, 9 bilhões de registros foram roubados, sendo que apenas 4% desse montante estava criptografado, deixando 96% dos demais expostos na rede. É em cima desse cenário que a IBM deseja atuar com a nova geração do mainframe.

 

O IBM z14 está inserido na atual era da proteção de dados, cujo poder operacional é 35% maior que o seu antecessor. Sua capacidade criptográfica avançada agora se estende aos dados, redes, dispositivos externos ou aplicativos inteiros e é capaz de operar transações criptografadas 18 vezes mais rápido que a maioria das plataformas x86, com apenas 5% do custo.

 

A indústria financeira tende a ser um dos principais perfis de clientes, no entanto, Paulo Carvao, General Manager IBM Systems Client Success, afirma que qualquer empresa que tenha uma grande demanda transacional deve se interessar pela nova linha de equipamentos, como companhias de cartões de crédito, provedoras de serviços, de reserva de passagens aéreas e seguradoras. “Essa tecnologia abre novas oportunidades para os negócios digitais”, disse.

 

O IBM z14 também pretende ajudar empresas a cumprirem com novos padrões de regulações, entre eles o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR), da União Europeia, que aumentará os requisitos de conformidade de dados para organizações que fazem negócios na Europa a partir do próximo ano. O GDPR exigirá que as empresas denunciem violações de dados dentro de no máximo 72 horas ou poderão receber multas no valor de até 4% de sua receita anual, a menos que a organização possa demonstrar que os dados foram criptografados e as chaves protegidas.

 

Precificação

A IBM também anunciou um novo modelo de precificação chamado Container Pricing. Com ele, os clientes terão acesso a preços de software simplificados com uma implementação flexível, ou seja, ao invés de pagar por uma infraestrutura inteira, será possível pagar pela transação realizada, no modelo “as a service”. E, caso o projeto ganhe escala, o z14 terá capacidade para se adaptar à demanda e manter a cobrança por transação. Os modelos de preços são escaláveis e oferecem capacidade de medição, limitação e faturamento ajustadas com o modelo de negócio.

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

ATUALIZADO: Linha do tempo destaca ataques mais recentes

Painel de incidentes foi atualizado com os casos envolvendo a Polícia Federal, a Toyota Brasil, o Sistema de Administração Financeira...
Security Report | Destaques

Novos highlights da RSA: Da Soberania à solidariedade Digital

Fernando Galdino, diretor de Portfólio & Estratégia da SEK, fala à Security Report sobre os pontos mais importantes debatidos na...
Security Report | Destaques

CISOs buscam ocupar novos espaços na empresa

Já é demanda antiga do setor de Cyber alcançar um grau de relevância maior nas organizações, mas agora, com o...
Security Report | Destaques

Polícia abre investigação contra esquema de golpes cibernéticos

A operação se deu essa semana na cidade de Imperatriz, no Maranhão, segundo informou nota divulgada pela corporação. As primeiras...