Novo Centro de Competência em Segurança Cibernética busca diminuir gap de mão de obra

Com um investimento de R$ 60 milhões, o projeto tem como um dos objetivos formar futuros colaboradores nos mais diversos níveis como técnico, graduação e pós-graduação. De acordo com Luan Saldanha, Especialista em Inovação Industrial da Embrapii, a expectativa é que o Centro seja um expoente para que o Brasil avance, a grandes passos, no aumento da Segurança nos mais diversos setores industriais brasileiros

Compartilhar:

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) vão criar no Brasil um Centro de Competência em Segurança Cibernética. Com investimento de R$ 60 milhões, a iniciativa vai atuar no desenvolvimento de pesquisas, formação e qualificação de recursos humanos e atendimento às principais demandas das indústrias nacionais nessa área.

Luan Saldanha, especialista em Inovação Industrial da Embrapii, explica que a empresa criou o Centro de Competência com o intuito de fomentar e estimular pesquisas e desenvolvimento de tecnologias disruptivas no Brasil. Saldanha pontua que, no total, serão nove Centros de Competência em sete áreas diferentes, que viabilizarão as grandes tendências da indústria para o futuro. “Os Centros vão construir conhecimento e criar pontos de referência para as pesquisas em áreas de tecnologias de fronteira, de acordo com a nossa realidade”, explica o especialista.

Os próximos passos incluem o recebimento das cartas de manifestação das candidatas que têm interesse em se tornar o Centro de Competência Embrapii em Segurança Cibernética. O prazo para o envio se encerra nesta sexta-feira, dia 14 de julho. Após esta etapa, será realizada uma avaliação das candidaturas por consultores especializados, com o intuito de selecionar a melhor proposta. A previsão de encerramento da chamada e anúncio do Centro de Competência está prevista para o início de 2024.

Por mais profissionais qualificados

Nos últimos tempos, a Segurança Cibernética alcançou patamares cada vez maiores com o intuito de identificar, proteger, detectar, responder e recuperar sistemas prejudicados por ataques virtuais ou falhas acidentais. Segundo Luan Saldanha, o tema é bastante discutido mundialmente e principalmente no Brasil. “A expectativa é que o Centro de Competência em Segurança Cibernética seja um expoente para que o País avance, a grandes passos, no aumento da segurança nos mais diversos setores industriais brasileiros”, completa.

Um dos objetivos do novo centro é a formação e qualificação de recursos humanos. Um tópico que entra em cena diante de uma grande escassez de profissionais qualificados enfrentada pelo mercado de Cyber. Na visão do Saldanha, os desafios no segmento são inúmeros, mas há duas ações fundamentais em meio ao processo.

“A primeira delas é formar e reter talentos na área. O Centro de Competência vai formar profissionais, nos mais diversos níveis como técnico, graduação, pós-graduação, especializações e entre outros, para que possamos aumentar a quantidade e qualidade de profissionais com conhecimento no tema. A segunda é manter-se atualizado, com o estado da arte das pesquisas, tecnologias e desenvolvimentos realizados no Brasil e no mundo”, acrescenta o especialista da Embrapii.

Uma das quatro ações que o Centro precisará executar é a formação e capacitação de RH para PD&I. O objetivo é que a iniciativa forme profissionais a partir do conhecimento e competência geradas e ampliadas no local. Para que isso se concretize, o Centro de Competência vai ter recurso financeiro disponível para buscar e trazer os melhores profissionais, do Brasil e do mundo, para capacitar pessoas tanto do próprio Centro, como do mercado.

“Pretendemos, inclusive, ir muito além, visto que não adianta apenas formar estes profissionais e eles saírem do Centro ou do Brasil. Nossa expectativa é conseguir retê-los, para que tenhamos uma massa crítica qualificada, especializada e que permita potencializar cada vez mais profissionais nesta área”, acrescenta Luan Saldanha.

Universo OT e TI


Os ambientes da Indústria 4.0 estão em uma grande jornada de transformação digital, vivenciando processos de integração das plantas industriais com departamentos estratégicos de gestão e de tecnologia. Certamente essa integração traz inúmeros benefícios de automação do chão de fábrica, mas também vira um grande atrativo para ataques cibernéticos.

Para trabalhar essa questão, o especialista da Embrapii comenta que o Centro de Competência terá uma visão ampla dos principais desafios a serem enfrentados, trabalhando em linhas de pesquisa e desenvolvimento que atendam às necessidades da indústria nacional e que sejam potenciais de transformação do Brasil no tema Segurança Cibernética.

Ainda em sua avaliação, é fundamental atentar-se aos potenciais ataques cibernéticos em infraestruturas físicas e digitais, que muitas vezes são críticas e podem ter sérias consequências. “A implementação de sistemas e processos de segurança em OT, assim como de segurança em TI, é crucial para manter a operação de muitas organizações, protegendo-as de potenciais ameaças cibernéticas. Esperamos que o trabalho científico do Centro de Competência seja um grande motivador do ecossistema nacional e internacional nessa área, para implementar ações e mudança de hábitos e cultura neste contexto”, finaliza.


Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

“Todo usuário pode ser um aliado da Cibersegurança”, diz executivo da Proofpoint

Brian Reed, Diretor de Estratégia de Segurança da Informação da empresa, enfatiza que o foco dos ciberataques está no fator...
Security Report | Destaques

Pague Menos eleva maturidade de Cloud Security com visibilidade e IA

A rede de farmácias contou com a parceria da Palo Alto Networks para ampliar a visão sobre as vulnerabilidades no...
Security Report | Destaques

TOTVS enfrenta incidente cibernético

A companhia de tecnologia brasileira alertou seus clientes e stakeholders nesse mês de setembro sobre o ataque, afirmando que está...
Security Report | Destaques

Dados de 53 mil chaves Pix vazaram de startup financeira, alerta Banco Central

A Autoridade monetária publicou informe a respeito na tarde de hoje (30). Segundo a Qesh Payments, fonte do vazamento, o...