Segundo a Akamai Technology, à medida em que a IA transforma os setores, as organizações estão implementando modelos de linguagem de grande porte (LLMs), IA agêntica e outras ferramentas emergentes. No entanto, essas inovações introduzem novas vulnerabilidades de segurança, incluindo ataques cibernéticos, extração de modelos, abuso de API e raspagem de dados em larga escala, são ameaças que os firewalls de aplicações web (WAFs) existentes não foram projetados para mitigar.
Diante disso, a organização anunciou o Firewall for AI, uma solução que fornece proteção em várias camadas para aplicações de IA contra consultas não autorizadas, entradas adversárias e tentativas de extração de dados em larga escala. Combinado com outros novos aprimoramentos, como o API LLM Discovery, a tecnologia prete um conjunto holístico de recursos impulsionados por IA.
Os modelos de IA contêm conhecimento proprietário valioso e conjuntos de dados sensíveis, tornando-os alvos principais para invasores. Segundo a empresa, a ferramenta aborda isso como uma solução de segurança desenvolvida para proteger aplicações com tecnologia de IA, LLMs e APIs orientadas por inteligência artificial contra ameaças cibernéticas emergentes. Ao proteger consultas de entrada e saída da tecnologia, o firewall preenche as lacunas de segurança introduzidas pelas tecnologias de IA generativa.
Segundo a empresa alguns recursos de proteção são o bloqueio entradas adversárias, consultas não autorizadas, raspagem de dados em larga escala para evitar manipulação e exfiltração de modelos; a detecção de ameaças de IA em tempo real; a conformidade e proteção de dados. Além de oferecer opções flexíveis de implantação e uma mitigação proativa de riscos.