A Netbr irá apresentar no Congresso Security Leaders 2022 (dias 26 e 27 de outubro, em São Paulo) a nova tendência em projetos de identidade e acesso “no-code”, ou com baixo uso de codificação.
A metodologia engloba o emprego de conectores prototipados e já testados pelo mercado em diferentes casos de aplicação de identidade. Os conectores fazem parte do ambiente de orquestração de aplicações DaVinci, criado pela Ping Identity para favorecer a arquitetura de acesso mais segura e com baixo atrito.
Eles funcionam como peças de “lego”, prontas para serem integradas com plataformas e soluções legadas, facilitando a implementação e reduzindo o custo na montagem de roteiros de acesso.
Sem exigir codificação intensiva, é possível agilizar a arquitetura da identidade através de movimentos de mouse “arraste e solte”, tornando mais factível a transformação da jornada do usuário.
Durante o Security Leaders, o arquiteto de dados na Netbr, Raphael Saraiva, mostrará o emprego do modelo em tarefas que vão da escolha do caso de uso até a geração de demos e a criação de jornadas orquestradas por meio de fluxos visuais.
Prioridade em agilizar
Um levantamento da Ping Identity aponta que 70% dos projetos de identidade sofrem atraso de entrega por dificuldade de integração com silos pré-existentes. O alto custo de também é visto como obstáculo para atualizar o legado. Com o emprego do DaVinci, o projetista pode lançar mão de conectores já testados em quase todas as plataformas de software usadas originalmente para aplicações de identidade.
Os dados da pesquisa mostram que falhas na jornada de acesso contribuem com 80% das reclamações relacionadas a fraudes por parte dos clientes e são responsáveis por 77% das ações de abandono de carrinhos de compra.
Raphael Saraiva avalia que a facilidade de design ajuda as empresas a conduzir de forma mais produtiva o comportamento digital de funcionários, parceiros e clientes, diminuindo um dos maiores gargalos dos ambientes digitais.
Acesso físico e onboarding digital
Ainda no Security Leaders 2022, a Netbr vai mostrar uma aplicação, orquestrada em cima da plataforma DaVinci, que leva para o acesso físico em edifícios uma experiência compatível com a do onboarding digital.
O projeto conta com um portal digital de identidade, através do qual o visitante externo (ou profissional terceirizado) pode remotamente solicitar o acesso ao edifício ou à área crítica de um data center, por exemplo.
Este portal é regido por um motor de governança e guarnecido por múltiplos fatores de autenticação, como biometria e tokenização, além de envolver a autorização de um responsável humano. Assim, ao chegar ao local solicitado, este visitante só precisa utilizar o QR Code recebido em seu celular após os trâmites no portal, eliminando-se as aglomerações em áreas de portaria.
A aplicação criada pela Netbr foi apresentada como exemplo de inovação em um ‘showcase’ durante o encontro global Ping YOUniverse, reunindo especialistas em identidade de vários países nos EUA, no final de setembro último. As inscrições seguem abertas ao público.