“Nada indica influências externas nos problemas de TI”, afirma Volkswagen

Montadora de veículos alemã enfrentou dificuldades operacionais em grande parte de seu parque industrial desde a manhã da última quarta-feira (27). Por meio de comunicado, empresa disse não ter detectado indícios de ciberataque, e as operações já estão retornando ao pleno funcionamento

Compartilhar:

Uma grande falha de infraestrutura de TI atingiu as operações da Volkswagen no começo da tarde dessa quarta-feira (27). Devido a esse incidente, as atividades industriais da fabricante de veículos na Alemanha foram paralisadas por diversas horas, afetando ainda os trabalhos de todo o grupo.

segundo apurou a Agência Reuters, A paralisação afetou as unidades alemãs da Volkswagen em Wolfsburg, Emden, Osnabrueck, Hanover, Dresden e Zwickau, bem como as fábricas de componentes em Braunschweig, Kassel, Chemnitz e Salzgitter.

Apesar dos grandes danos causados pela ocorrência, a VW afirma não ter encontrado evidências que indicassem algum ataque cibernético, tornando essa uma possibilidade improvável. Ainda assim, de acordo com a Reuters, os esforços para consertar a falha eram a prioridade máxima por toda a tarde, visando retomar as operações o quanto antes.

Em nota enviada para a Security Report hoje (28), multinacional informou que os problemas detectados no meio dessa semana tinham sido resolvidos durante à noite, permitindo que a rede de informações voltasse a funcionar de forma estável. Além disso, as aplicações afetadas estavam gradativamente sendo reiniciadas.

Por estarem ainda em fase de transição, muitos dos sistemas individuais ainda poderiam ser afetados negativamente, mas a previsão da Volkswagen é de que a produção continuaria conforme estava planejado.

Apesar disso, a nota não ofereceu mais detalhes sobre a causa real do incidente. A montadora também preferiu não responder à Reuters qual foi a extensão do incidente, quais os produtos afetados e quais são as previsões de impacto financeiro.

A Security Report divulga, na íntegra, posicionamento enviado pela Volkswagen:

“Os problemas de infraestrutura de TI na rede Volkswagen foram resolvidos durante a noite e a rede está funcionando de forma estável novamente. As aplicações afetadas estão sendo reiniciadas.

A rede de produção global está iniciada e a produção ocorrerá de acordo com o planejado. Os sistemas individuais poderão ainda ser afetados em uma fase de transição. Ainda não há indicações de que a instabilidade tenha sido causada por influências externas.”


*Com informações da Agência Reuters

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Cisco emite esclarecimento sobre suposto vazamento de dados

Publicações apontando um possível vazamento de dados anunciado em um fórum na Dark Web circularam durante essa semana. Em nota,...
Security Report | Destaques

Regulação da IA: CISOs e operadores do direito analisam Projeto de Lei

O Senado Federal aprovou a lei em plenário neste mês de dezembro, avançando com a possibilidade de estabelecer normas mais...
Security Report | Destaques

CISO no Board: o desafio de comunicar a linguagem da SI ao negócio

Como líderes de Cibersegurança podem ajustar seu discurso para estabelecer uma ponte efetiva com os conselheiros e influenciar decisões estratégicas
Security Report | Destaques

Unidas Aluguel de Carros identifica tentativa de invasão aos sistemas

Registros de que a companhia havia sido atacada por um ransomware começaram a circular nesta semana, quando grupos de monitoramento...