Mulheres em Cyber: Marcia Tosta fala como lidera a Segurança da Informação da Petrobras

Uma das CISOs mais influentes na Comunidade de SI conta sua experiência de estar a mais de 240 dias à frente da área de Cyber Security da oitava maior empresa de petróleo do mundo

Compartilhar:

Marcia Tosta é movida a desafios. Quando pensou que estava tirando o pé do acelerador, migrando a carreira de CISO para uma área mais acadêmica, veio o convite para comandar a gerência executiva de Segurança da Informação da Petrobrás.

 

“No começo me assustou, é uma empresa grande, não estou acostumada com esse mercado. Mas eu vim do setor de indústria, quando entrei no Grupo Boticário eu também não sabia nada de varejo. Me apaixonei por todos esses desafios, sou uma eterna apaixonada por Segurança. Tentei resistir, mas não deu, estou aqui na Petrobrás”, diz Márcia durante o GS Entrevista comando pela jornalista e diretora editorial da Security Report, Graça Sermoud.

 

De acordo com a executiva, o maior desafio no começo foi descobrir a característica do negócio da Petrobrás, tanto de infraestrutura, quanto de sistemas e cultura corporativa. Ela comenta também como a oitava maior empresa de petróleo do mundo apostou na computação em nuvem para inovar.

 

A executiva atua há mais de 30 anos com Tecnologia da Informação, sendo 14 anos voltados exclusivamente à Segurança da Informação. Possui sólida experiência em implementação e gerenciamento dos processos de governança de Segurança da Informação, tratamento e prevenção de incidentes, vulnerabilidades e riscos, gerenciamento de identidade, privacidade e planejamento estratégico em Segurança da Informação.

 

Marcia Tosta é graduada em Processamento de Dados pela universidade Presbiteriana Mackenzie, possui Pós-Graduação em Gestão de Segurança da Informação pela USP -IPEN e MBA em Gestão Empresarial com ênfase em Tecnologia da Informação pela Fundação Getúlio Vargas.

 

A entrevista está disponível na íntegra no canal da TVD no Youtube. A trajetória da executiva é inspiração para toda comunidade de Segurança da Informação, principalmente para alavancar a carreira de mulheres em Cyber.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

2026 no radar do CISO: da defesa reativa à segurança estratégica

Entre inovação com Inteligência Artificial, gestão de terceiros e resiliência, a agenda dos CISOs avança para um modelo de Segurança...
Security Report | Destaques

Como a tríade IA, regulação e gestão de terceiros impactou a SI em 2025

Com a IA generativa elevando o patamar das ameaças e o novo Marco Legal exigindo governança sem precedentes, em 2025,...
Security Report | Destaques

Indivíduo é condenado a 9 anos de prisão por DDoS contra o TJ-RS

Incidente se deu em março deste ano, quando o acesso externo ao eProc, sistema que permite o acompanhamento de processos...
Security Report | Destaques

Ciberataque impacta serviços essenciais da prefeitura de São João da Ponte (MG)

Informações recebidas pelo portal G1 e pelo Estado de Minas dão conta de que o município teve parte de seus...