Minsait usa inteligência artificial para combater fraudes online

Solução chamada "Onesait Behavior Fraud" ajuda os clientes a detectarem qualquer tipo de atividade suspeita em suas contas bancárias

Compartilhar:

O avanço da digitalização traz cada vez mais comodidade, especialmente no âmbito das finanças pessoais. Estimativas da Febraban apontam que a quantidade de transações com foco em movimentações financeiras realizadas pelo celular aumentou 80% em 2018, o que dá um total de 2,5 milhões de transações como pagamentos e transferências. Apesar das facilidades obtidas, ainda é necessário ter cuidado ao realizar esse tipo de transação – as queixas junto ao Banco Central por fraude tiveram um aumento de 297% no ano passado.

Pensando em solucionar esse problema, a Minsait, uma empresa Indra, desenvolveu uma solução chamada Onesait Behavior Fraud. O software de segurança tem como foco auxiliar especialistas a detectar fraudes a partir do uso de inteligência artificial na análise de transações on-line. Alguns exemplos de soluções analisadas pelo sistema são: compras suspeitas com cartões, saques da conta corrente, transferências e venda de ativos sem autorização.

“Com uma visão omnichannel, o sistema antifraude da Minsait consegue analisar as operações que o cliente realiza em todos os canais de contato com o banco. Dessa maneira, é possível coletar informações para uma análise assertiva, dificultando as possibilidades de ataque dos invasores”, afirma a companhia.

Isso é possível porque os algoritmos utilizados são capazes de reproduzir e automatizar os procedimentos de análise usados por analistas antifraude de bancos, além de aprender novas técnicas continuamente, à medida que novos golpes são registrados. Na prática, a solução é capaz de criar perfis para cada cliente e de processar grandes quantidades de informações a respeito de suas atividades financeiras simultaneamente, a fim de verificar se há qualquer desvio de comportamento habitual.

 

“O Onesait Behavior Fraud é uma solução inovadora no mercado financeiro, que traz o conhecimento histórico das técnicas que os fraudadores usam para estabelecer estratégias de identificação. A solução é muito mais permite que bancos e empresas de qualquer setor que operam em ambientes digitais ofereçam um serviço ágil e confortável aos seus clientes”, finaliza a companhia.

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Ataques DDoS crescem 112% e elevam precisão contra alvos, revela estudo

Ação criminosa teve maior impacto na faixa de 1 Tbps. Entre os alvos mais frequentes das campanhas são as Big...
Security Report | Overview

LGPD: Demandas por mais adequação alcançam setor educacional

Em setembro de 2024, a Lei Geral de Proteção de Dados completa quatro anos; especialista alerta que o cumprimento é...
Security Report | Overview

Como a Cibersegurança protege também os estudantes?

A possibilidade de lecionar para pessoas espalhadas pelo país (ou mesmo o mundo) e de oferecer plataformas repletas de materiais...
Security Report | Overview

ANPD atualiza relatório da agenda regulatória do biênio 2023-24

Documento indica o progresso dos projetos de normatização e traz números que indicam a participação da sociedade. Ao todo, foram...