Ministério da Saúde alerta sobre Fake News envolvendo certificados de vacinação

De acordo com nota oficial, órgão não envia comprovantes de vacinação via e-mail, pois o procedimento deve ser feito por meio do aplicativo Conecte SUS. Porém, a ferramenta ainda segue fora do ar por conta de incidente cibernético

Compartilhar:

Ministério da Saúde divulgou na tarde desta quarta-feira (15), um comunicado alertando seus usuários sobre a circulação de falsos e-mails informando que a emissão de certificados de vacinação digitais podem ser baixados através de um link. O Órgão reforçou que não envia esse tipo de comprovante via e-mail e que o procedimento deve ser feito por meio do aplicativo Conecte SUS.

 

“O Ministério alerta ainda para o cuidado com e-mails falsos. Evite clicar em links desconhecidos e sempre observe o conteúdo das mensagens. Assim como a mensagem atribuída ao Ministério, esses textos geralmente contêm erros gramaticais e informações desencontradas”, diz nota publicada.

 

A ferramenta em questão ainda segue temporariamente indisponível desde a madrugada da última sexta-feira (10), após o Ministério da Saúde sofrer um incidente cibernético, interrompendo a operação de alguns sistemas. Ainda em nota divulgada, a pasta ressalta que segue trabalhando diuturnamente para restabelecer o serviço o mais rápido possível.

 

Nesta terça-feira (14), o ataque ao órgão de saúde ganhou um novo capítulo, já que a Controladoria Geral da União, a Polícia Rodoviária Federal e o Instituto Federal do Paraná confirmaram que também tiveram serviço de computação em nuvem invadido. Assim como o Ministério da Saúde, todos usam o serviço de nuvem contratado pelo governo federal via Embratel.

 

Ao longo dos últimos meses, a Security Report acompanhou diversas instituições públicas se envolveram em incidentes cibernéticos e ontem promoveu um debate na íntegra com líderes desse setor para debater sobre o quanto o cenário é crítico, como também o tratamento de informações sensíveis e os planos de resposta a incidente.

 

A Security Report disponibiliza o comunicado na íntegra:

 

“Circulam por e-mails mensagens falsas informando que o Ministério da Saúde emite certificados de vacinação digitais para serem baixados por meio de um link. Fique atento: a pasta não envia esse tipo de comprovante via e-mail. O Certificado Nacional de Vacinação só é disponibilizado, pelo Ministério da Saúde, por meio do aplicativo Conecte SUS.

 

A pasta trabalha diuturnamente para restabelecer o serviço pelo aplicativo o mais rápido possível.

 

O Ministério alerta ainda para o cuidado com e-mails falsos. Evite clicar em links desconhecidos e sempre observe o conteúdo das mensagens. Assim como a mensagem atribuída ao Ministério, esses textos geralmente contêm erros gramaticais e informações desencontradas.

 

Os canais do Ministério da Saúde, como redes sociais e portal, são as únicas fontes oficiais de informação. Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas na Ouvidora, no telefone 136″.

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Cisco emite esclarecimento sobre suposto vazamento de dados

Publicações apontando um possível vazamento de dados anunciado em um fórum na Dark Web circularam durante essa semana. Em nota,...
Security Report | Destaques

Regulação da IA: CISOs e operadores do direito analisam Projeto de Lei

O Senado Federal aprovou a lei em plenário neste mês de dezembro, avançando com a possibilidade de estabelecer normas mais...
Security Report | Destaques

CISO no Board: o desafio de comunicar a linguagem da SI ao negócio

Como líderes de Cibersegurança podem ajustar seu discurso para estabelecer uma ponte efetiva com os conselheiros e influenciar decisões estratégicas
Security Report | Destaques

Unidas Aluguel de Carros identifica tentativa de invasão aos sistemas

Registros de que a companhia havia sido atacada por um ransomware começaram a circular nesta semana, quando grupos de monitoramento...