Migrar para ambientes híbridos aumentou as ameaças de Cibersegurança

Esse é o entendimento de 90% dos profissionais de TI no Brasil, segundo pesquisa da AppDynamics. Esse cenário tem levado companhias a adotar melhores processos de obsrvabilidade em suas infraestruturas

Compartilhar:

Atualmente, um dos desafios mais urgentes enfrentados pelas empresas reside em encontrar maneiras de acelerar sua inovação, ao mesmo tempo em que monitoram cuidadosamente sua segurança.

A pesquisa mais recente da AppDynamics, empresa do grupo Cisco, realizada em diversos países, incluindo o Brasil, mostrou que para 90% dos profissionais de TI brasileiros, a transição para ambientes híbridos resultou em um aumento de ataques e em maior vulnerabilidade a ameaças de cibersegurança.

“Nos últimos anos, vimo organizações intensificaram seus programas de transformação digital para atender às demandas de clientes e facilitar o trabalho híbrido. Isso resultou no rápido desenvolvimento de novos aplicações e serviços digitais que os profissionais de TI agora estão tendo que gerenciar em propriedades híbridas cada vez mais fragmentadas e complexas”, explica João de Valentin, Diretor da AppDynamics para a América Latina.

Nesse cenário, um número crescente de organizações está reconhecendo a necessidade de ir além das ferramentas de monitoramento tradicionais e adotar a observabilidade como uma forma de reduzir a complexidade de seus ambientes híbridos e garantir que as aplicações operem com desempenho e segurança máximas em todos os momentos.

Tecnologias nativas da nuvem e a explosão de dados

Tecnologias nativas de nuvem geram altos volumes de micro serviços, contêineres, eventos, logs e rastreamentos (MELT), e muitas equipes de TI não conseguem lidar com essa explosão de dados. A pesquisa mostrou que 58% dos profissionais de TI afirmam que o aumento do volume de dados de ambientes multinuvem e híbridos está impossibilitando o monitoramento manual.

Para ter esse monitoramento, as equipes de TI precisam de visibilidade em todo o nível das aplicações, incluindo os serviços digitais de suporte. E menos de um quarto dos profissionais de TI relatam ter esse nível de visibilidade implantado. No Brasil, o número é de apenas 32%.

Organizações buscam observabilidade

Os profissionais de TI do Brasil e do mundo estão cientes das limitações de seus métodos de monitoramento atuais e da necessidade de adotar novas abordagens – 96% dos brasileiros acreditam que sua organização precisa mudar de uma abordagem de monitoramento para uma solução de observabilidade. 54% afirmam que sua organização já está analisando soluções de observabilidade e 42% pretendem mudar nos próximos 12 meses.

A observabilidade capacita equipes de TI a gerenciar de forma proativa ambientes híbridos, integrando segurança desde o início e unificando fontes de dados. Isso permite uma visão mais detalhada e rápida resolução de problemas.

No entanto, a observabilidade sozinha não é suficiente para impulsionar a inovação sustentável. Os líderes de TI devem recrutar e desenvolver habilidades adequadas, promover colaboração entre equipes e trabalhar com parceiros estratégicos.


Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Hackers usam identidades falsas para aplicar golpes em universidades e ativistas

ISH Tecnologia detalha que cibercriminosos invadem redes e plataformas de nuvem por meio de técnicas sofisticadas de engenharia social ...
Security Report | Overview

Treinamento cibernético precisa ser chato?

O rápido crescimento do mercado de Cibersegurança é uma consequência do cenário crítico em que o espaço digital está inserido,...
Security Report | Overview

700 mil transações suspeitas foram detectadas por tecnologias antifraude em 2023

Os dados são do Device Fraud Scan, estudo anual da companhia que analisa a tendência de fraudes em transações via...
Security Report | Overview

Dia da Internet: Phishing e data leak são duas das maiores ameaças ao usuário

Com o desenvolvimento acelerado da tecnologia, a crescente de tentativas de golpes no ambiente online também se torna uma realidade....