Metade dos usuários já compartilham dados com plataformas de IA

Especialistas discutem riscos, oportunidades e a necessidade de governança no uso da Inteligência Artificial durante painel no Security Leaders Nacional.

Compartilhar:

O painel “O lado obscuro da IA: o que é hype e realidade?” abordou o crescente uso da Inteligência Artificial e como isso impacta os dados sensíveis das empresas. O painel, realizado nesta quarta-feira (22) em São Paulo, fez parte do Security Leaders Nacional.

Fabio Soares, Diretor de Cybersecurity da TIM Brasil, abriu o painel dimensionando o uso de ferramentas de Inteligência Artificial: “Nos EUA, cerca de 59% dos funcionários usam IA no trabalho e 45% deles compartilham dados sensíveis das empresas”.

Para Soares, isso aumenta os riscos ligados ao uso da IA, mas ele acredita que “já temos noção dessas ameaças, frameworks e ferramentas para lidar com esses riscos”.

Alan Buscarino, Diretor de Segurança de Informação do Grupo Boticário, por sua vez, vê oportunidades no uso de IA: “Conseguimos aumentar em 65% a conversão de vendas com o uso da tecnologia. Outras tecnologias também precisam ser olhadas com atenção, como a computação quântica”.

 

Interdisciplinaridade

Qual a formação necessária para lidar com a IA foi outro tema debatido pelos painelistas. Camilo Mussi, Subsecretário de Tecnologia da Informação do Ministério da Agricultura, falou da experiência no setor público: “Precisamos educar os usuários para lidar com a tecnologia e isso exige a criação de comitês interdisciplinares”.

Marcelo Luz, da Fortinet, abordou o volume de ataques cibernéticos em nível mundial: “A governança começa pela área de cibersegurança. Temos 35 mil ataques cibernéticos por segundo no mundo todo”.

Soares, da TIM, sugere uma solução radical para lidar com tantos riscos. “Todos os profissionais da empresa precisam ter acesso à IA? A única maneira de abordar esses riscos é educando os usuários, com uma boa governança de TI e muito treinamento”.

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Adequação mútua é oportunidade para mudar maturidade de dados no Brasil, apontam Líderes

Membros da comunidade Security Leaders defenderam o anúncio feito por Brasil e União Europeia como forma de expandir os negócios...
Security Report | Destaques

ANPD: Adequação entre LGPD e GDPR destrava comércio digital e exige Segurança madura

Decisão facilita circulação de dados entre Brasil e UE, abre novas oportunidades para negócios e reforça a necessidade de interoperabilidade...
Security Report | Destaques

Brasil e União Europeia anunciam acordo de adequação mútua em Proteção de Dados

O anúncio, que precede o Dia Internacional da Proteção de Dados, elimina barreiras burocráticas para transferências internacionais e eleva o...
Security Report | Destaques

Operações otimizadas: Como aplicar automação sobre a Segurança que importa ao negócio

Com o crescimento da IA aplicada às SecOps das empresas, garantir mais eficiência tecnológica ao setor se tornou essencial para...