Marcos Donner assume a Superintendência de Cyber Security da UNICRED

Executivo chega à cooperativa para liderar a Cibersegurança como peça-chave na estratégia de expansão dos negócios

Compartilhar:

Com a missão de fortalecer a Cibersegurança em um pilar estratégico para o crescimento dos negócios, Marcos Donner assume a Superintendência de Cyber Security e Prevenção a Fraudes da UNICRED. Após sete anos como CISO do Agi, o executivo agora enfrenta o desafio de evoluir a área robusta de segurança digital da cooperativa, com objetivo de amparar as metas de evolução de canais e o crescimento representativo da base de mais de 350 mil cooperados, conforme planejamento da instituição.

 

Para sustentar essa expansão, a Segurança Cibernética não é vista apenas como um suporte tecnológico, mas um pilar estratégico de crescimento e inovação. “A arquitetura de tecnologia é um reflexo do negócio e toda arquitetura de Cibersegurança e prevenção a fraudes precisa estar alinhada com essa estratégia. Não bastam só investimentos que já são representativos, mas a continuidade e o aprimoramento de uma arquitetura de segurança continuamente sólida e pautada no crescimento da UNICRED”, diz Donner em entrevista à Security Report.

 

A criação da Superintendência de Cyber Security e Prevenção a Fraudes demonstra a relevância que a cooperativa dá ao tema. O plano diretor de Cibersegurança prevê avanços em muitas disciplinas de Cibersegurança e prevenção a fraudes, entre outras iniciativas que irão trazer ainda mais robustez à SI da cooperativa.

 

A mudança do Agi, um banco privado orientado à crédito e digital, para a UNICRED, uma cooperativa voltada ao setor da saúde, traz desafios distintos. Embora os riscos de fraude e ataques cibernéticos sejam equivalentes, Donner destaca que o modelo de governança em cooperativismo é o grande diferencial.

 

“Em 29 anos de carreira tive longas jornadas em Bancos tradicionais e também 10 anos de cooperativismo. Na UNICRED volto ao universo cooperativo e suas relações diferentes não só com produtos e serviços financeiros, que também podem e se equivalem a Bancos tradicionais, mas com customizações, sofisticação, propósitos e relações caracterizados com sua comunidade”, reflete.

 

Esse novo ambiente foi um fator determinante para sua decisão. A identificação com o negócio de cooperativa e o impacto positivo gerado na sociedade pesaram na escolha, além da possibilidade de continuar trabalhando com tecnologias de ponta e ajudar na evolução perene de Segurança da Informação como um ativo estratégico para a expansão da UNICRED.

 

Uma trajetória pautada por inovação e visão estratégica

Marcos Donner venceu quatro Prêmios Security Leaders. O primeiro, em 2013, levou o Prêmio de Líder na categoria de Serviços Financeiros com a Sicredi. Um ano depois venceu na categoria Seguros e Investimentos, também com a Sicredi. Em 2016, foi o Vencedor Líder Regional Porto Alegre e, em 2018, levou a Prata de Case do Ano com o Agi na categoria Banco Digital.

 

O executivo começou sua carreira em TI como administrador de redes, ambientes e infraestrutura em 1996, quando o conceito de Cibersegurança ainda era incipiente no Brasil. Foi nessa época que percebeu a falta de profissionais especializados e viu uma oportunidade para se diferenciar no mercado.

 

“Sempre fui muito organizado e conciliava entregas de TI com visão de controles. Naquele tempo, Segurança da Informação ainda não era uma área estruturada. Percebi que as empresas precisavam se profissionalizar e fiz minha transição para a SI.”

 

Ao longo dos anos, consolidou-se como um líder capaz de traduzir questões técnicas em benefícios estratégicos para as empresas. Essa habilidade de sensibilizar o board e alinhar tecnologia com negócio foi um dos pilares de seu crescimento profissional.

 

Agora, à frente da Superintendência da UNICRED, Donner segue com um time de 47 profissionais, respondendo diretamente ao CTO e um grande desafio pela frente. Mas sua visão é clara: “Cibersegurança não é um custo, mas um motor essencial para a inovação e o crescimento sustentável”, conclui.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Ransomware: 66% das empresas atingidas no Brasil pagaram resgate, alerta pesquisa

A Sophos apresentou, em encontro fechado com jornalistas, a edição de 2025 do estudo “State of Ransomware”, que ressaltou a...
Security Report | Destaques

Incidente cibernético tira do ar portal da Prefeitura de Dourados (MS)

Desde o início dessa semana, o site do governo municipal estava impossibilitado de ser acessado pelos cidadãos devido a uma...
Security Report | Destaques

Q-Day à vista: riscos devem acelerar transição para criptografia pós-quântica?

Embora a computação quântica ainda esteja em fase experimental, adversários já se antecipam ao coletar dados criptografados que poderão ser...
Security Report | Destaques

Tribunal Penal Internacional detecta nova tentativa de ciberataque

Corte responsável por julgar crimes contra a humanidade já havia sido alvo de um ataque cibernético em setembro de 2023,...