Marcos Donner assume a Superintendência de Cyber Security da UNICRED

Executivo chega à cooperativa para liderar a Cibersegurança como peça-chave na estratégia de expansão dos negócios

Compartilhar:

Com a missão de fortalecer a Cibersegurança em um pilar estratégico para o crescimento dos negócios, Marcos Donner assume a Superintendência de Cyber Security e Prevenção a Fraudes da UNICRED. Após sete anos como CISO do Agi, o executivo agora enfrenta o desafio de evoluir a área robusta de segurança digital da cooperativa, com objetivo de amparar as metas de evolução de canais e o crescimento representativo da base de mais de 350 mil cooperados, conforme planejamento da instituição.

 

Para sustentar essa expansão, a Segurança Cibernética não é vista apenas como um suporte tecnológico, mas um pilar estratégico de crescimento e inovação. “A arquitetura de tecnologia é um reflexo do negócio e toda arquitetura de Cibersegurança e prevenção a fraudes precisa estar alinhada com essa estratégia. Não bastam só investimentos que já são representativos, mas a continuidade e o aprimoramento de uma arquitetura de segurança continuamente sólida e pautada no crescimento da UNICRED”, diz Donner em entrevista à Security Report.

 

A criação da Superintendência de Cyber Security e Prevenção a Fraudes demonstra a relevância que a cooperativa dá ao tema. O plano diretor de Cibersegurança prevê avanços em muitas disciplinas de Cibersegurança e prevenção a fraudes, entre outras iniciativas que irão trazer ainda mais robustez à SI da cooperativa.

 

A mudança do Agi, um banco privado orientado à crédito e digital, para a UNICRED, uma cooperativa voltada ao setor da saúde, traz desafios distintos. Embora os riscos de fraude e ataques cibernéticos sejam equivalentes, Donner destaca que o modelo de governança em cooperativismo é o grande diferencial.

 

“Em 29 anos de carreira tive longas jornadas em Bancos tradicionais e também 10 anos de cooperativismo. Na UNICRED volto ao universo cooperativo e suas relações diferentes não só com produtos e serviços financeiros, que também podem e se equivalem a Bancos tradicionais, mas com customizações, sofisticação, propósitos e relações caracterizados com sua comunidade”, reflete.

 

Esse novo ambiente foi um fator determinante para sua decisão. A identificação com o negócio de cooperativa e o impacto positivo gerado na sociedade pesaram na escolha, além da possibilidade de continuar trabalhando com tecnologias de ponta e ajudar na evolução perene de Segurança da Informação como um ativo estratégico para a expansão da UNICRED.

 

Uma trajetória pautada por inovação e visão estratégica

Marcos Donner venceu quatro Prêmios Security Leaders. O primeiro, em 2013, levou o Prêmio de Líder na categoria de Serviços Financeiros com a Sicredi. Um ano depois venceu na categoria Seguros e Investimentos, também com a Sicredi. Em 2016, foi o Vencedor Líder Regional Porto Alegre e, em 2018, levou a Prata de Case do Ano com o Agi na categoria Banco Digital.

 

O executivo começou sua carreira em TI como administrador de redes, ambientes e infraestrutura em 1996, quando o conceito de Cibersegurança ainda era incipiente no Brasil. Foi nessa época que percebeu a falta de profissionais especializados e viu uma oportunidade para se diferenciar no mercado.

 

“Sempre fui muito organizado e conciliava entregas de TI com visão de controles. Naquele tempo, Segurança da Informação ainda não era uma área estruturada. Percebi que as empresas precisavam se profissionalizar e fiz minha transição para a SI.”

 

Ao longo dos anos, consolidou-se como um líder capaz de traduzir questões técnicas em benefícios estratégicos para as empresas. Essa habilidade de sensibilizar o board e alinhar tecnologia com negócio foi um dos pilares de seu crescimento profissional.

 

Agora, à frente da Superintendência da UNICRED, Donner segue com um time de 47 profissionais, respondendo diretamente ao CTO e um grande desafio pela frente. Mas sua visão é clara: “Cibersegurança não é um custo, mas um motor essencial para a inovação e o crescimento sustentável”, conclui.

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Jaguar Land Rover confirma vazamento de dados em ciberataque

Em nova atualização sobre o incidente cibernético que paralisou fábricas e pontos de venda da montadora, foi informado que o...
Security Report | Destaques

Novas normas de SI do Bacen ampliam foco sobre Ecossistema seguro, apontam CISOs

Líderes de Segurança da Informação ligados ao sistema financeiro apoiaram as novas exigências de Segurança para que instituições financeiras possam...
Security Report | Destaques

J.Macêdo aposta em unificação de infraestrutura para reforçar segurança

Durante o Security Leaders Fortaleza 2025, empresa cearense destaca como modernizou suas operações para garantir continuidade produtiva e reduzir riscos...
Security Report | Destaques

“Não basta proteger sistemas, temos que garantir serviços digitais com segurança ao cidadão”, diz Prodeb

Durante o Security Leaders Fortaleza 2025, a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) apresentou seu novo...