Mais de de 1/4 das empresas brasileiras sofreram ataques cibernéticos nos últimos 12 meses

Compartilhar:

Estudo realizado com mais de 60 companhias em todo o país mostra que Phishing, Ransomware e Vírus foram as ameaças mais recorrentes

Mesmo avançando em questões de cibersegurança, o Brasil continua sendo um dos países que mais sofrem com ataques de cibercriminosos. De acordo com a 2ª Pesquisa Nacional BugHunt de Segurança da Informação, realizada pela BugHunt, mais de 1/4 das empresas brasileiras sofreram ataques cibernéticos no último ano.


O estudo contou com a participação de mais de 62 companhias de todo o país, de diferentes portes e setores de atuação, sendo a maioria do segmento de tecnologia, seguido de finanças e varejo. Na comparação com a primeira edição da pesquisa feita em 2021, houve um crescimento de 8% no número de empresas que foram vítimas de ataques.


Segundo o levantamento, o uso da tecnologia no dia a dia dos brasileiros e a consolidação do trabalho remoto contribuíram com o aumento significativo das ameaças de hackers. Dentre os ataques sofridos, as companhias reportam Phishing (39%), Ransomware (25%), Vírus (25%), DDOS (17%) e Vishing (11,1%) como os mais recorrentes enfrentados pelas equipes.


Investimento em segurança digital


O crescimento recorrente dos ataques cibernéticos no país fez com que o mercado de cibersegurança ficasse aquecido e obrigou que as empresas e gestores, cada vez mais, entendessem os riscos envolvidos. O cenário compreendido pelo estudo apresenta um amadurecimento das companhias com relação à segurança digital. A pesquisa revela que 49% delas investem mais de R$300 mil em segurança da informação. Evitar ciberataques e adequação à LGPD são os principais motivos apontados para justificar os investimentos.


Apesar da maturidade do mercado desde a última edição do estudo, os desafios ainda são os mesmos. Dentre as ações realizadas para segurança da informação, 76,5% das empresas respondentes afirmam contar apenas com o time próprio, além de campanhas corporativas de conscientização para o desenvolvimento da área.


Por outro lado, 88% das companhias conhecem bug bounty e 83,3% tiveram a iniciativa indicada pelo time de cibersegurança. A modalidade de compensação por bugs utiliza do serviço de hackers éticos, que podem receber reconhecimento e retribuição monetária por relatar falhas e vulnerabilidades que colocam em risco a segurança de diversos sistemas.


“Esses programas são importantes, até mesmo para empresas que já investem em outras formas de cibersegurança, pois garantem a descoberta de possíveis brechas de forma antecipada, isso reduz consideravelmente os riscos”, explica Caio Telles, CEO da BugHunt. De acordo com a pesquisa, 58,3% das empresas com programas de bug bounty ativos tiveram mais de 20 vulnerabilidades encontradas pelos hackers éticos. Dessas companhias, 83,3% recomendariam os programas.


Cibersegurança no Brasil


O Brasil é um dos principais alvos de ciberataques no mundo. Recentemente, gigantes como Americanas, Mercado Livre, Submarino, Renner, além de empresas internacionais como a Ferrari e Binance, sofreram ataques e invasões. “Sofrer um ataque pode causar prejuízos incalculáveis às companhias, tanto em relação ao roubo de dados, como no âmbito financeiro e até mesmo parar a operação por completo. A cibersegurança não é mais apenas um cuidado adicional, se tornou uma estratégia de negócios”, pontua Telles. 


Segundo o executivo, ainda é preciso amadurecimento, transpor os programas de conscientização e desenvolvimento internos e investir na adoção de novas ferramentas com foco na segurança da informação. “O reconhecimento do mercado em relação à segurança da informação já avançou desde a primeira edição da pesquisa, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido para que as empresas continuem se protegendo diante da criatividade dos cibercriminosos”, conclui o CEO da BugHunt.

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Falhas de Cibersegurança dobram risco de vida de pacientes, alerta estudo

Com mais de 3.000 tentativas semanais de ataque por organização, setor de saúde no Brasil lidera ranking global de ciberataques...
Security Report | Overview

Aena reforça Cibersegurança de aeroportos com sistema de monitoramento digital

Projeto de cibersegurança implantado em parceria da Aena com a Service IT busca ampliar proteção em 17 terminais brasileiros
Security Report | Overview

Declaração do IR: Campanhas de phishing contra contribuintes miram data leak

Relatório reforça as dicas aos usuários para evitarem esses golpes cibernéticos e faz alerta às organizações, que poderão ser afetadas,...
Security Report | Overview

Excesso de alertas desafia resposta a incidentes de empresas latino-americanas, indica monitoramento

Pesquisa traz orientações para que as empresas latino-americanas diferenciem eventos de ciberataques e ajudem no combate a golpes avançados que...