A Check Point Software identificou um aumento acentuado em atividades de phishing e em falsificação de domínios relacionadas ao Amazon Prime Day, dia de promoções do e-commerce. Segundo a pesquisa, mais de 1.000 domínios recém-registrados semelhantes surgiram apenas em junho de 2025.
De acordo com os dados, os eventos de compras de grande visibilidade são oportunidades de ouro, não apenas para os consumidores, mas também para os golpistas. Com milhões de pessoas online em busca de ofertas, os criminosos cibernéticos lançam campanhas de fraude explorando a urgência e a confiança das vítimas.
Os pesquisadores apontam que os criminosos sabem que os compradores agem rapidamente durante o Prime Day, e exploram essa pressa para agir antes que as vítimas percebam. Segundo eles as principais táticas dos cibercriminosos são os sites fraudulentos criados para imitar as páginas de login ou checkout da plataforma. Eles usam erros sutis de digitação ou domínios suspeitos para enganar usuários e coletar credenciais. Outra estratégia são os e-mails de phishing, os quais se passam por comunicações legítimas da organização.
Riscos dos golpes cibernéticos
A organização alerta que esses golpes vão muito além de meros contratempos, pois com um único clique pode resultar em diversos roubos como o de credenciais de login, compras não autorizadas, roubo de cartões-presente e fraude de identidade.