Incidente envolveu um dos parceiros da empresa em 2021, expondo informações pessoais de 70 milhões de clientes como nomes, endereços, números de telefone, e-mails e datas de nascimento. Em comunicado, a Luxottica afirmou que acionou o FBI e à polícia italiana para a apuração do caso
A Luxottica, maior empresa de óculos, óculos e armações de prescrição do mundo e proprietária de marcas populares como Ray-Ban, confirmou na última sexta-feira (19) que um de seus parceiros sofreu uma violação de dados em 2021 que expôs as informações pessoais de 70 milhões de clientes depois que um banco de dados foi publicado este mês em um fóruns de hackers.
Segundo posicionamento da empresa, o incidente foi notificado ao FBI e à polícia italiana, que já prendeu o novo do site onde os dados foram postados. A autoridade italiana de proteção de dados também foi notificada e estamos considerando outras obrigações de notificação.
A investigação segue em andamento, mas a Luxottica explicou que os dados em questão consistem principalmente em detalhes de contato do cliente, incluindo nomes, endereços, números de telefone, e-mails e datas de nascimento. As informações não incluem informações financeiras de indivíduos, números de previdência social, dados de login ou senha ou outras informações que possam comprometer a segurança de nossos clientes.
Essa não é a primeira vez que a empresa por um incidente. Em novembro de 2022, um membro do extinto fórum de hackers “Breached” tentou vender o que alegou ser um banco de dados de 2021 contendo 300 milhões de registros de informações pessoais relacionadas a clientes da Luxottica nos Estados Unidos e Canadá.
Segundo o cibercriminoso, o banco de dados possuia informações pessoais dos clientes, como endereços de e-mail, nomes e sobrenomes, endereços e data de nascimento.
*Com informações do BleepingComputer