Lojas Renner confirma ataque cibernético

Empresa atua de forma diligente e com foco para mitigar os efeitos causados. A maior parte das operações está restabelecida e os principais bancos de dados permanecem preservados, pontua o comunicado oficial

Compartilhar:

As Lojas Renner acaba de confirmar para a redação da Security Report que foi vítima de um ataque cibernético na tarde desta quinta-feira (19). O incidente acabou resultando em uma indisponibilidade em parte dos sistemas, mas a empresa prontamente acionou seus protocolos de controle e segurança para bloquear o ataque e minimizar eventuais impactos.

 

No momento, a companhia atua de forma diligente e com foco para mitigar os efeitos causados, com a maior parte das operações já restabelecidas e tendo sido verificado que os principais bancos de dados permanecem preservados. A Renner ainda ressaltou que em nenhum momento as lojas físicas tiveram suas atividades interrompidas.

 

A reportagem da Security Report foi pessoalmente até uma unidade das Lojas Renner, localizada no shopping Butantã em São Paulo, e constatou que a loja em questão estava aberta, mas um funcionário alegou para o nosso repórter que, no momento, apenas pagamentos em dinheiro estão sendo aceitos.

 

“A Companhia manterá o mercado informado de qualquer informação relevante relacionada a este evento, e informará as autoridades competentes nos próximos dias”, finaliza comunicado.

 

A Security Report entrou em contato com a assessoria de imprensa das Lojas Renner e disponibiliza o posicionamento oficial na íntegra:

 

“LOJAS RENNER S.A. (“Companhia”), em observância ao disposto na Instrução da Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) n.º 358, de 30 de janeiro de 2002, conforme alterada, vem informar aos seus acionistas e ao mercado em geral que, nesta data, sofreu um ataque cibernético criminoso em seu ambiente de tecnologia da informação, que resultou em indisponibilidade em parte de seus sistemas e operação e prontamente acionou seus protocolos de controle e segurança para bloquear o ataque e minimizar eventuais impactos.

 

Neste momento, a Companhia atua de forma diligente e com foco para mitigar os efeitos causados, com a maior parte das operações já restabelecidas e tendo sido verificado que os principais bancos de dados permanecem preservados. Cabe ressaltar que em nenhum momento as lojas físicas tiveram suas atividades interrompidas. A Companhia ressalta ainda que faz uso de tecnologias e padrões rígidos de segurança, e continuará aprimorando sua infraestrutura para incorporar cada vez mais protocolos de proteção de dados e sistemas.

 

A Companhia manterá o mercado informado de qualquer informação relevante relacionada a este evento, e informará as autoridades competentes nos próximos dias”. 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

2026 no radar do CISO: da defesa reativa à segurança estratégica

Entre inovação com Inteligência Artificial, gestão de terceiros e resiliência, a agenda dos CISOs avança para um modelo de Segurança...
Security Report | Destaques

Como a tríade IA, regulação e gestão de terceiros impactou a SI em 2025

Com a IA generativa elevando o patamar das ameaças e o novo Marco Legal exigindo governança sem precedentes, em 2025,...
Security Report | Destaques

Indivíduo é condenado a 9 anos de prisão por DDoS contra o TJ-RS

Incidente se deu em março deste ano, quando o acesso externo ao eProc, sistema que permite o acompanhamento de processos...
Security Report | Destaques

Ciberataque impacta serviços essenciais da prefeitura de São João da Ponte (MG)

Informações recebidas pelo portal G1 e pelo Estado de Minas dão conta de que o município teve parte de seus...