LGPD: Uma nova Era da Internet

Infográfico explica principais mudanças ocorridas na Era Digital e a importância da nova legislação

Compartilhar:

A privacidade individual no ambiente digital está em pauta há algum tempo e ainda renderá bastante assunto. Um exemplo mais recente é a invasão da rede social Facebook. Quando os hackers fizeram esse ataque, a privacidade de 50 de milhões de usuários foi violada.

A suspeita da Comissão de Proteção de Dados da Irlanda é de que o Facebook tenha violado a GDPR, em vigor desde maio deste ano e se caso essa for a conclusão a empresa receberá um valor altíssimo de multa. Essa é uma das situações que demonstram a importância de uma lei específica que cuide da segurança da proteção dos dados.

No Brasil, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), sancionada em agosto de 218, altera alguns dispositivos da Lei Marco Civil da Internet, apesar da necessidade de complementos,  é um grande passo. “O Brasil acaba de entrar no mesmo patamar dos países desenvolvidos, com certeza é um avanço”, comenta a advogada Mariana Nogueira, sócia do Leite, Tosto e Barros Advogados.

O País está caminhando para mais uma etapa importante, não só para quem utiliza as redes sociais, mas para esse novo mercado de consumo pela internet.

Para elucidar o que vem acontecendo, o LTB elaborou o infográfico abaixo, com um resumo do cenário atual.

 

Ilustração
Lei Geral de Proteção de Dados

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

ANPD divulga atualização da agenda regulatória para o biênio 2025/26

Documento confere maior transparência, previsibilidade e eficiência para o processo regulatório da Autoridade
Security Report | Overview

Supply Chain: Integração e monitoramento podem ajudar a proteger essa rede?

Security Report | Overview

Apenas 11% das empresas corrigem vulnerabilidades com eficiência, diz estudo

Como resultado, as organizações estão expostas por longos períodos, enquanto o tempo médio até a exploração por um invasor diminuiu...
Security Report | Overview

Previsões de ameaças para 2025: cibercrime pode se tornar mais sofisticado?

À medida que o crime cibernético evolui, a equipe do FortiGuard Labs previu várias tendências sem precedentes emergindo em 2025...