A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) anunciaram, nesta quinta-feira (22), 46 projetos aprovados nos programas Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) e Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas (PAPPE Subvenção) da Finep. A Kryptus, Empresa Estratégica de Defesa (EED) que desenvolve soluções de cibersegurança, teve dois projetos selecionados pelo “Programa PIPE/PAPPE Subvenção Fase III – 4a Rodada”.
O primeiro deles, “HSM Kryptus: complementos técnicos inovadores em HSM brasileiro para inserção em mercado nacional e internacional”, explica Roberto Gallo, CEO da Kryptus, tem o objetivo de ampliar a base tecnológica da empresa, que tem aplicações cruciais no setor de segurança, como certificação digital, proteções de aplicações em nuvem e bancárias, e levá-la ao mercado global por meio de aprimoramentos tecnológicos e de certificação, de acordo com normas internacionais. “Queremos tornar ainda mais robusta a nossa oferta e atender não só o mercado nacional, mas também o mundial”, complementa o executivo.
O segundo projeto, o “Vevote”, tem como objetivo desenvolver uma plataforma de hardware verificável para votação eletrônica baseada em tecnologia HSM (Hardware Security Module). De acordo com Henrique Kawakami, CTO da Kryptus, o objetivo do projeto é desenvolver um produto inovador com protocolo verificável e alto nível de segurança. “Vamos usar o conhecimento da Kryptus em cibersegurança, criptografia e hardware seguro (HSM) para fazer uma plataforma de votação com construção verificável. O próprio voto também será verificável, permitindo que o eleitor confira se o voto foi contabilizado de forma correta com base num código. É um produto inovador, o primeiro feito para uso em larga escala com essa tecnologia, com aplicações em eleições de entidades particulares, cidades e governos”.