Keynotes destacam Maturidade em Cyber e o futuro do CISO no Security Leaders Rio

Compartilhar:

Em entrevista à Security Report, Longinus Timochenco e Marcos Sêmola detalham os assuntos que foram debatidos na edição regional. Para eles, o futuro das empresas e a sobrevivência do negócio em ambientes cada vez mais conectados e competitivos dependem da eficiência da SI e da liderança do CISO.


Em formato 100% presencial, o Security Leaders desembarcou hoje (27) no Rio de Janeiro, reunindo os principais executivos, especialistas e profissionais de Segurança da Informação e Privacidade da cidade maravilhosa para debater os grandes desafios do setor.

Iniciando a programação, às 08h30, Longinus Timochenco, CISO ADVISOR, abordou a complexidade da Segurança da Informação, que demanda uma nova postura em Cyber Defesa. O executivo compartilhou modelos, métricas e ferramentas para elevar a maturidade e cultura neste segmento na palestra sobre “Como elevar o nível de maturidade na área de Cyber Security e o negócio?”.

Em entrevista à Security Report, Timochenco comenta que o tema está alinhado à realidade do mercado, já que a Cibersegurança se encontra em transformação para uma evolução natural. “Sabemos que a nossa subsistência e continuidade estão pautadas na tecnologia, desta forma, temos que evoluir a maturidade desse ecossistema para que possamos ser verdadeiros guardiões de nossas informações. E não mais atuar como simples usuários e atribuir essas responsabilidades somente à tecnologia”, comenta o executivo.

Ele reforça que a Segurança é prática e não somente produto, além disso, para praticar é necessário ter disciplina e educação. Em contagem regressiva, Timochenco compartilha que a sensação em participar de mais uma edição do Security Leaders é fantástica, proporcionando até mesmo o velho e conhecido frio na barriga.

“Estou honrado e orgulhoso por representar toda a comunidade de Cibersegurança, aprecio trazer a conversa para realidade com simplicidade, respeito e verdade.

“O cumprimento da prática de Segurança é uma questão de cidadania e não somente para atender compliance e auditorias, essa visão está ultrapassada para nossa Vida Digital”, completa.

Seguindo o cronograma, às 09h, Marcos Sêmola, Professor e Partner de Cybersecurity na EY, compartilhou com o público presente o tema “O futuro da carreira do Líder de Segurança”. Sêmola mostrará o quanto a área de Cyber se transformou nos últimos tempos e como essa mudança reflete também na atuação do líder dentro da organização, especialmente na parceria com o board, bem como na criação de assuntos mais estratégicos para a proteção do negócio. 

De acordo com Sêmola, o futuro das empresas e a sobrevivência em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo e integrado depende diretamente da eficiência da função de segurança da informação. “Por isso, a escolha do tema voltada para o papel do CISO e como sua atitude deve direcionar a modelagem mais eficiência da própria função.  A audiência pode esperar a desconstrução da atual função do CISO e estímulos importantes para construir o futuro da carreira”, explica o profissional.

Ele lembra que, depois de mais de 3 décadas de palestras sobre SI, sua passagem na edição regional do Security Leaders será a primeira que falará em dueto. “Digamos, inteligentemente artificial. Pretendo ainda explorar indicadores de uma pesquisa realizada pelo Enterprise Strategy Group em cooperação com a ISSA. Espero que se surpreendam”, completa o Professor e Partner de Cybersecurity na EY.

Painéis de debates

Além dos Keynotes, a agenda do evento contou com os tradicionais painéis de debates, promovendo grandes discussões do segmento Cyber.Cada vez mais, os profissionais de SI se deparam com um cenário cheio de armadilhas, ameaças sofisticadas e vazamento de dados por partes dos cibercriminosos. Até mesmo as mais antigas como o phishing, ransomware e ataques BEC ainda impactam as operações e exigem dos líderes novas estratégias de defesa capazes de envolver toda organização.

Um debate exclusivo sobre esse tema foi promovido pela manhã com a presença dos profissionais: Daniel Beltran, DPO na Eletrobras, Paulo Baldner, Head de Cyber Security na OLX Brasil, Ricardo Ferreira, Gerente de Cyber Security no Grupo MAG e William Rodrigues, Senior Sales Engineer na Proofpoint.

Identidade também seguiu em pauta, além disso, o foco dessa discussão foi ir além do MFA como um método de autenticação. Os executivos debateram como evoluir para o conceito Zero Trust e de que maneira a automação desses processos podem ajudar os CISOs a virar o jogo e enfrentar as novas modelagens de ameaças. Longinus Timochenco, CISO ADVISOR, Marcelo Assumpcao, Cyber Security Senior Manager na Elera Renováveis, Marco Lopes, Gerente de SI na Vibra Energia e Murilo Xavier, Channel Sales Director, Brazil na Appgate estão confirmados nesse painel.  

Ainda na agenda matinal, uma nova arquitetura de Segurança foi amplamente destacada pelos profissionais André Gheventer, Analista de Segurança da Informação no Inmetro, Edcley Araújo, Diretor de Tecnologia e Segurança da Informação na Record TV Rio, Leonardo Ovídio, Diretor Global de Cybersecurity e Riscos na Brookfield Renewable Partners e Eduardo Azevedo, Major Account Manager na Thales, que compartilharam os métodos em como reduzir a complexidade dos ambientes e partir para um modelo consolidado de Segurança da Informação.

Tarde movimentada

Já no período da tarde, a equipe do Congresso preparou um debate diretamente ligado ao tripé compartilhamento, consolidação e automação. Com o cibercrime crescendo exponencialmente, os líderes podem criar redes consolidadas de Segurança envolvendo não só outras áreas, mas recursos de automação com Inteligência Artificial e gestão centralizada dos ativos. Antonio Fonseca (ESPECIALISTA), Fabio Araujo, CISO na Valia Previdência, Ivan Lindenberg, CISO do PJERJ e Gustavo Ribeiro, Territory Sales Manager na Dell Technologies se juntam no palco para compartilhar as melhores práticas para a criação de redes robustas de Segurança.

Os líderes Felipe Quintella, Gerente de segurança da informação na FGV, Leandro Marinho, Gerente de Segurança Cibernética em Automação Industrial na Petrobras, Rui Borges, Cyber Security na Vale e Nelson Brito, Estrategista de Segurança Cibernética na Cisco, debateram outro desafio envolvendo uma dupla ameaça: hack and leak, ou seja, ataques cibernéticos e vazamentos de informações sensíveis. Um cenário que tem impactado empresas e órgãos públicos em todo o país. 

Um tema que teve sua estreia na edição nacional do Security Leaders, em 2022, retornou ao palco para promover novas discussões sobre a carreira do CISO e o futuro desse profissional. Aquele líder de Segurança que tem uma posição estratégica para a continuidade do business e faz parte do corpo diretivo da organização, que inspira e engaja as equipes a buscarem soluções seguras para o desenvolvimento dos negócios.

Alexander Procaci, CISO no IRB Brasil, Bruno Macena, CISO na Energisa, Ricardo Salvatore, Executive Manager for Business Continuity & ICT Security Governance na TIM Brasil e Frederico Tostes, Country Manager Brasil & VP Cloud LATAM na Fortinet estão confirmados para compartilhar as perspectivas em torno da carreira do CISO. Os painéis contam com a mediação da Diretora Editorial do Congresso Security Leaders e Security Report, Graça Sermoud.

Com o tema central “Juntos estamos mais seguros”, o Security Leaders leva para os cariocas uma ampla discussão sobre o atual cenário da Segurança da Informação e Cibernética.  A agenda ainda conta palestras e cases de sucesso e como as melhores práticas em SI estão impactando positivamente empresas brasileiras. 




Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Caso Siafi: Uso indevido de credenciais gerou perdas de 11,4 milhões ao TSE

Segundo apurou o jornal O Estado de São Paulo, o tribunal eleitoral também está entre as vítimas da credencial comprometida...
Security Report | Destaques

Além do especialista no board: Pesquisa orienta formação de comitês de Cyber nos conselhos

Em estudo sobre a perspectiva dos conselhos corporativos em Cibersegurança, o Instituto Diligent relatou que apenas manter um especialista de...
Security Report | Destaques

Unimed-BH supera desafios de Cibersegurança com tecnologia e inovação

Em parceria com a Palo Alto Networks e a Add Value, empresa transformou sua abordagem de Cyber Security integrando tecnologia...
Security Report | Destaques

Polícia Federal reestabelece emissão de passaportes pela internet

Órgão informou nesta madrugada, em comunicado oficial, que o link usado para o processo digital já pode receber acessos do...