A Jaguar Land Rover (JLR) anunciou nesta semana o início da retomada controlada de suas operações, após enfrentar uma interrupção causada por um ataque cibernético que afetou seus sistemas digitais e logísticos. De acordo com a empresa, partes de seu ambiente digital já estão novamente em funcionamento e o programa de recuperação está em andamento. Entre as medidas implementadas, a empresa destacou o aumento da capacidade de processamento de TI para faturamento, o que permitirá acelerar o pagamento a fornecedores e reduzir o acúmulo gerado durante a paralisação.
O Centro Global de Logística de Peças da empresa, responsável por abastecer centros de distribuição no Reino Unido e em outros países, também está retomando plenamente suas operações. Isso deve garantir que os concessionários possam continuar a prestar serviços de manutenção e reparo aos clientes. Além disso, o sistema financeiro usado para processar vendas por atacado de veículos foi restabelecido, possibilitando que a montadora venda e registre automóveis de forma mais rápida, reforçando o fluxo de caixa da companhia.
Segundo a JLR, equipes especializadas trabalham em parceria com o Centro Nacional de Segurança Cibernética do governo britânico (NCSC) e autoridades policiais para assegurar que a retomada ocorra de forma segura. A empresa enfatizou ainda que mantém como prioridade o apoio a clientes, fornecedores, funcionários e parceiros de varejo, reconhecendo o impacto da situação.
No início de setembro, a Jaguar Land Rover (JLR) admitiu, em nota publicada em seu site oficial, que foi atingida por um incidente cibernético que impactou suas atividades de produção e venda de veículos globalmente. A companhia informou que já está trabalhando para reiniciar suas operações e disse não haver evidências de que quaisquer dados de clientes foram roubados. De acordo com apurações da BBC, a paralisação ocorreu em um período importante para o ano, pois tradicionalmente o começo do segundo semestre é um momento popular para clientes buscarem trocar seus veículos.
A Security Report disponibiliza o comunicado oficial da Jaguar Land Rover:
“Como parte da retomada controlada e gradual de nossas operações, hoje informamos aos colegas, fornecedores e parceiros de varejo que partes de nosso ambiente digital já estão em funcionamento. O trabalho fundamental do nosso programa de recuperação está firmemente em andamento.
Aumentamos significativamente a capacidade de processamento de TI para faturamento. Agora estamos trabalhando para eliminar o acúmulo de pagamentos a nossos fornecedores o mais rápido possível.
Nosso Centro Global de Logística de Peças, que abastece os centros de distribuição de peças para nossos parceiros de varejo no Reino Unido e em todo o mundo, está retornando às operações plenas. Isso permitirá que nossos parceiros de varejo continuem a atender os veículos de nossos clientes e mantenham nossos consumidores em movimento.
O sistema financeiro que utilizamos para processar as vendas por atacado de veículos foi restabelecido, e já podemos vender e registrar veículos para nossos clientes com mais agilidade, garantindo um fluxo de caixa importante.
Esses são passos iniciais importantes, enquanto nossas equipes dedicadas trabalham dia e noite, ao lado de especialistas em cibersegurança, do NCSC do governo do Reino Unido e das autoridades policiais, para garantir que reiniciemos de forma segura e protegida.
Nosso foco continua sendo apoiar nossos clientes, fornecedores, colegas e parceiros de varejo. Reconhecemos plenamente que este é um momento difícil para todos os envolvidos com a JLR e agradecemos a todos pelo apoio contínuo e paciência.”