[bsa_pro_ad_space id=3 delay=8]

Itaú Unibanco alerta para compras com segurança na Black Friday

Com a proximidade da data, consumidores ficam mais expostos a riscos que podem ser evitados

Compartilhar:

A Black Friday, realizada anualmente na última sexta-feira de novembro, é um momento relevante para o varejo brasileiro, e neste ano tudo indica que não será diferente. Com a demanda no consumo em alta devido à proximidade da data, o interesse de criminosos em praticar golpes e fraudes também aumenta.

 

A pandemia fez com que muitas pessoas passassem a dar preferência a compras online, mas por conta da reabertura do comércio, as ameaças aos consumidores não se restringem ao ambiente virtual. Por isso, além do cuidado durante compras na internet, a atenção com as compras físicas também deve ser redobrada.

 

Pensando nisso, o Itaú Unibanco separou dicas para ajudar os consumidores a evitarem possíveis golpes e fraudes, seja em compras online ou presenciais:

 

Para compras na internet:

 

1) Atente-se aos links

 

Nunca clique em links de ofertas com descontos exagerados ao receber mensagens por e-mail, SMS, redes sociais ou WhatsApp. Para evitar golpes, veja se a informação a respeito dos valores é verdadeira. Para isso, sempre confira o site oficial da loja, digitando o seu endereço no navegador.

 

2) Confira a página em que está antes de preencher seus dados

 

Antes de colocar o número do cartão em um pagamento na internet, verifique na barra do navegador se o endereço que aparece no site corresponde ao da loja oficial ou da empresa de pagamento.

 

3) Atenção com o pagamento

 

Utilize o cartão virtual para pagar as compras feitas na internet. É mais seguro e mais prático. Caso pague via boleto ou transferências como TED ou PIX, sempre confira se o nome do destinatário e o valor correspondem aos da compra realizada

 

Para compras presenciais:

 

4) Cheque se o valor está correto

 

Confira sempre se o valor está correto antes de digitar a senha. Além disso, nunca coloque a senha em máquinas “com defeito” ou que não mostrem o valor e, ao digitá-la, não permita que vejam qual é. Muitos golpes ocorrem no instante em que o cliente digita a senha.

 

5) O cartão é todo seu

 

Passe você mesmo o cartão nas maquininhas ou, após fazer o pagamento, sempre confira o seu nome no cartão que foi devolvido.

 

6) Use a tecnologia a seu favor

 

Prefira pagar por aproximação ou usar as carteiras digitais. Assim, você não entrega seu cartão na mão de ninguém e evita que ele seja trocado sem você perceber.

 

Para orientar a população sobre boas práticas de segurança, o Itaú desenvolve materiais de conscientização e  disponibiliza um canal com informações sobre prevenção a todos os golpes, que pode ser acessado pelo site oficial.

 

“Os bancos e as empresas financeiras em geral têm aperfeiçoado cada vez mais seus sistemas de segurança para evitar fraudes. No entanto, a atenção do consumidor é fundamental para evitar dores de cabeça desnecessárias, especialmente em datas importantes para o comércio, como a Black Friday”, afirma Richard Bento, superintendente de Segurança Corporativa do Itaú Unibanco.

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

ANPD é formalizada como coordenadora do Sistema Nacional de Inteligência Artificial

Como órgão de coordenação do SIA, a ANPD receberá novas atribuições. Caberá à Autarquia representar o Brasil perante organismos internacionais,...
Security Report | Overview

Nova ameaça do AllaSenha no Brasil faz setor financeiro entrar em alerta

Novo método de ataque, baseado em infecção de scripts Python e uso de plataforma Azure como Comando e Controle tem...
Security Report | Overview

95% das empresas têm problemas de segurança nas APIs, apura novo relatório

Relatório Salt Security State of API destaca ecossistemas de API em rápido crescimento, o aumento da atividade de ataques e...
Security Report | Overview

Laboratório de threat intel detecta roubo de credenciais em quase 800 empresas globais

O grupo Sophos X-Ops, focado em pesquisas no cenário cibercriminoso internacional, detectou uma nova campanha de comprometimento de credenciais válidas...