A Black Friday, realizada anualmente na última sexta-feira de novembro, é um momento relevante para o varejo brasileiro, e neste ano tudo indica que não será diferente. Com a demanda no consumo em alta devido à proximidade da data, o interesse de criminosos em praticar golpes e fraudes também aumenta.
A pandemia fez com que muitas pessoas passassem a dar preferência a compras online, mas por conta da reabertura do comércio, as ameaças aos consumidores não se restringem ao ambiente virtual. Por isso, além do cuidado durante compras na internet, a atenção com as compras físicas também deve ser redobrada.
Pensando nisso, o Itaú Unibanco separou dicas para ajudar os consumidores a evitarem possíveis golpes e fraudes, seja em compras online ou presenciais:
Para compras na internet:
1) Atente-se aos links
Nunca clique em links de ofertas com descontos exagerados ao receber mensagens por e-mail, SMS, redes sociais ou WhatsApp. Para evitar golpes, veja se a informação a respeito dos valores é verdadeira. Para isso, sempre confira o site oficial da loja, digitando o seu endereço no navegador.
2) Confira a página em que está antes de preencher seus dados
Antes de colocar o número do cartão em um pagamento na internet, verifique na barra do navegador se o endereço que aparece no site corresponde ao da loja oficial ou da empresa de pagamento.
3) Atenção com o pagamento
Utilize o cartão virtual para pagar as compras feitas na internet. É mais seguro e mais prático. Caso pague via boleto ou transferências como TED ou PIX, sempre confira se o nome do destinatário e o valor correspondem aos da compra realizada
Para compras presenciais:
4) Cheque se o valor está correto
Confira sempre se o valor está correto antes de digitar a senha. Além disso, nunca coloque a senha em máquinas “com defeito” ou que não mostrem o valor e, ao digitá-la, não permita que vejam qual é. Muitos golpes ocorrem no instante em que o cliente digita a senha.
5) O cartão é todo seu
Passe você mesmo o cartão nas maquininhas ou, após fazer o pagamento, sempre confira o seu nome no cartão que foi devolvido.
6) Use a tecnologia a seu favor
Prefira pagar por aproximação ou usar as carteiras digitais. Assim, você não entrega seu cartão na mão de ninguém e evita que ele seja trocado sem você perceber.
Para orientar a população sobre boas práticas de segurança, o Itaú desenvolve materiais de conscientização e disponibiliza um canal com informações sobre prevenção a todos os golpes, que pode ser acessado pelo site oficial.
“Os bancos e as empresas financeiras em geral têm aperfeiçoado cada vez mais seus sistemas de segurança para evitar fraudes. No entanto, a atenção do consumidor é fundamental para evitar dores de cabeça desnecessárias, especialmente em datas importantes para o comércio, como a Black Friday”, afirma Richard Bento, superintendente de Segurança Corporativa do Itaú Unibanco.