Investimentos caem, mas empresas estão mais maduras em SI

Levantamento aponta que crise econômica influenciou significativamente queda de aportes na área de Segurança das companhias, no entanto, organizações já estão mais conscientes sobre riscos os quais estão expostas

Compartilhar:

Um levantamento realizado junto aos integrantes do Grupo de Gestores de Tecnologia da Informação (GGTI), de Pernambuco, concluiu que a empresas brasileiras estão despreparadas para transformação digital e enfrentam duros desafios para se ajustarem a estas mudanças. A crise econômica é um dos fatores que freou os investimentos em Tecnologia e em Segurança da Informação.

Para 50% dos consultados, esses aportes aumentarão somente em 2017, 40% acreditam que ficarão estáveis e 10% temem que sejam reduzidos mais ainda. No entanto, o avanço de novos modelos de negócios contribuiu significativamente para o aumento da maturidade da Segurança da Informação nas empresas.

“A própria informatização e a mobilidade demandam cada vez mais formas eficientes de proteção de dados. Assim que a economia brasileira se estabilizar e voltar a crescer, tenho certeza que haverá crescimento dos investimentos”, observa André Navarrete, presidente do GGTI. Segundo o executivo, as corporações já perceberam os riscos os quais suas companhias estão expostas.

“Os dispositivos móveis, até recentemente, eram quase desprotegidos e atraíram a atenção dos cibercriminosos. Com o uso intensivo destes aparelhos, a contaminação, perda de arquivos e prejuízos em transações financeiras e comerciais se tornaram frequentes”, complementa.

Na opinião de Navarrete, os ataques estão crescendo em volume e não está restrito apenas às instituições financeiras e seguradoras, mas todas em geral sem distinção de área de atuação. Por isso, as companhias devem realizar uma avaliação dos riscos aos quais os ambientes estão expostos.

“Criar ou fortalecer uma área própria ou terceirizada responsável por diagnosticar, prevenir, mitigar e eliminar riscos é condição fundamental para que uma companhia tenha uma efetiva Segurança da Informação”, finaliza. Para discutir esse e outros temas, o GGTI irá reunir executivos do setor nos dias 16 e 17 de setembro no Sheraton Reserva do Paiva Hotel, em Pernambuco. Mais informações disponíveis em: http://ggtimeeting.com.br.

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

ATUALIZADO: Linha do tempo destaca ataques mais recentes

Painel de incidentes foi atualizado com os casos envolvendo a Polícia Federal, a Toyota Brasil, o Sistema de Administração Financeira...
Security Report | Destaques

Novos highlights da RSA: Da Soberania à solidariedade Digital

Fernando Galdino, diretor de Portfólio & Estratégia da SEK, fala à Security Report sobre os pontos mais importantes debatidos na...
Security Report | Destaques

CISOs buscam ocupar novos espaços na empresa

Já é demanda antiga do setor de Cyber alcançar um grau de relevância maior nas organizações, mas agora, com o...
Security Report | Destaques

Polícia abre investigação contra esquema de golpes cibernéticos

A operação se deu essa semana na cidade de Imperatriz, no Maranhão, segundo informou nota divulgada pela corporação. As primeiras...