Investimento do setor público em TI foca em proteção contra ransomware e IA

Implantações de multicloud híbrida também devem aumentar quatro vezes nos próximos três anos para desbloquear eficiência, segurança e inovação

Compartilhar:

A Nutanix anuncia as descobertas para o Setor Público de sua sexta pesquisa anual global Enterprise Cloud Index (ECI), que mede o progresso empresarial com a adoção da nuvem no setor. A pesquisa mostrou que os líderes de TI do setor público esperam uma adoção substancial de curto prazo de vários modelos operacionais de TI (87%), mas o uso atual (57%) está ligeiramente atrás da média em comparação com outros mercados (60%).

 

O relatório ECI do setor público deste ano revelou que o uso de modelos multicloud híbridos no setor deve quadruplicar nos próximos um a três anos, à medida que os tomadores de decisão de TI em organizações do setor público buscam modernizar data centers em nuvens privadas e preservar a escolha em implantações de nuvem pública. Os principais motivadores para investimentos em infraestrutura de TI no próximo ano incluem prevenção de ransomware, modernização de TI e suporte à estratégia de IA para obter flexibilidade e acessar novos recursos para melhorar as operações e permitir o sucesso da missão.

 

O setor público enfrenta regulamentações sobre onde e como os dados do usuário final podem ser armazenados, o que cria complexidade à medida que as organizações trabalham para modernizar sua infraestrutura de TI. As soluções multicloud híbridas oferecem benefícios importantes para organizações do setor público, incluindo simplificação de operações, melhoria da privacidade e segurança de dados, otimização de onde aplicações e dados residem e preparação para tecnologias como IA. O relatório do ECI para o setor público descobriu que a adoção de multicloud híbrida variou significativamente entre os subsetores, com a educação pública liderando o caminho enquanto os governos federal e estadual ficaram para trás.

 

“Assim como outros mercados, as organizações do setor público estão ansiosas para modernizar sua infraestrutura de TI e estabelecer as bases para adotar novas tecnologias para fornecer melhores serviços e experiências para os constituintes”, disse Greg O’Connell, diretor sênior de vendas do setor público da Nutanix. “De fato, 80% do setor público disse que espera aumentar seus investimentos em tecnologia de IA no próximo ano.”

 

Os entrevistados da pesquisa foram questionados sobre seus desafios atuais de nuvem, como estão executando aplicações de negócios e de missão crítica hoje e onde planejam executá-los no futuro.

 

As implantações multicloud híbridas ficam atrás de outros setores. A grande maioria das organizações do setor público (85%) e de todos os setores (90%) concordaram que suas organizações agora adotam estratégias de implantação de TI inteligentes em nuvem. No entanto, apenas 8% das organizações globais do setor público relataram usar uma abordagem multicloud híbrida.

 

Quando as organizações do setor público estão investindo em infraestrutura de TI, a proteção contra ransomware é o principal motivador. Os entrevistados do setor público geralmente escolheram a capacidade da infraestrutura de proteger contra ransomware e outros malwares como sua principal prioridade (17%).

 

Esse fator foi seguido pelo potencial de desempenho/tempo de resposta da infraestrutura (15%) e sua capacidade de permitir que a TI mova cargas de trabalho de forma flexível entre plataformas de nuvem privada e pública (14%).

 

Segurança e conformidade são os maiores motivadores da realocação de aplicações e a principal prioridade para CIO/CTOs, à medida que as organizações do setor público se recuperam de altas taxas de ataques de ransomware. A grande maioria dos entrevistados do ECI — 92% no grupo do setor público e 95% globalmente — disse que havia movido uma ou mais aplicações para um ambiente de TI diferente nos últimos 12 meses.

 

O aumento da movimentação de cargas de trabalho para melhor dar suporte aos requisitos de cada aplicação está criando a necessidade de portabilidade entre nuvens simples e flexível. A mudança de requisitos relacionados à segurança, em particular, está alimentando amplamente a movimentação de aplicações.

 

O uso de IA está aumentando, embora os problemas relacionados à privacidade de dados e às melhores práticas persistam. Embora o suporte de IA tenha sido classificado como relativamente baixo nos critérios de compra de infraestrutura do setor público, os entrevistados expressaram altos níveis de interesse na tecnologia em outros lugares.

 

80% do setor público disseram que esperam aumentar seus investimentos em tecnologia de IA no próximo ano. Cerca de um terço (32%) disse que esses aumentos de investimento seriam “significativos”. Um terço (33%) também disse que a integração com serviços nativos da nuvem, como IA, foi um motivo pelo qual eles moveram uma ou mais aplicações para uma infraestrutura diferente durante o ano passado.

 

Os principais desafios envolvem armazenamento multiambiente, operações, segurança e sustentabilidade. Gerenciar múltiplos ambientes de TI cria desafios operacionais frequentemente relacionados à interoperabilidade e gerenciamento de dados em infraestruturas com tecnologias subjacentes diferentes.

 

Quando solicitados a nomear seu principal desafio de gerenciamento de dados hoje, a maior porcentagem no setor público identificou a conformidade com as diretrizes de armazenamento/uso de dados (19%) como o principal fator. Cada vez mais, as estratégias de armazenamento de dados são orientadas por regulamentações de privacidade sobre onde os dados do usuário final podem ser armazenados, como requisitos de soberania de dados.

 

Pelo sexto ano consecutivo, a Vanson Bourne conduziu uma pesquisa em nome da Nutanix, entrevistando 1.500 tomadores de decisão de TI e DevOps/Engenharia de Plataforma ao redor do mundo em dezembro de 2023. A base de entrevistados abrangeu vários setores, tamanhos de negócios e geografias, incluindo América do Norte e do Sul; Europa, Oriente Médio e África (EMEA); e região Ásia-Pacífico-Japão (APJ).

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Brasil tem segunda maior maturidade cibernética das Américas, diz relatório

UIT aponta evolução do País na construção de capacidades em cibersegurança
Security Report | Overview

Ciberataque atinge redes governamentais do Iraque, aponta monitoramento

Os pesquisadores da Check Point Software revelam um ciberataque contra o governo iraquiano, destacando a sofisticação das ameaças ligadas a...
Security Report | Overview

Campanha de conscientização da ABBC entra em segunda fase após um ano

Evento sobre prevenção de crimes financeiros e celebração do aniversário do projeto "Tem Cara de Golpe" foi realizado no Banco...
Security Report | Overview

20% das empresas brasileiras estão no estágio inicial do programa de Segurança

Pesquisa realizada pela Daryus revela que organizações estão em diferentes estágios de maturidade em cibersegurança