Inteligência Artificial na cibersegurança: do combate aos ataques ao fim das senhas

Grande tendência para a cibersegurança em 2022, a IA desempenha inúmeros papéis na proteção dos dados e na garantia da privacidade

Compartilhar:

*Por Marco DeMello

 

Sabe aquela imagem de uma pessoa de capuz, em um local escuro cheio de monitores e que passa horas tentando invadir um sistema? Esqueça, isso não existe mais. Com os vazamentos de dados cada vez mais frequentes, somados à incorporação de Inteligência Artificial (IA), os hackers revolucionaram a forma como realizam seus ataques.

 

É como se tivéssemos exércitos de robôs sendo treinados 24 horas por dia, 7 dias por semana, para atingirem empresas de todos os tipos, com um alto grau de assertividade, uma vez que utilizam de IA para treinarem suas máquinas, aprenderem sobre o comportamento dos usuários e, assim, planejarem e executarem seus ataques.

 

Grande tendência para a cibersegurança em 2022, a IA desempenha inúmeros papéis na proteção dos dados e na garantia da privacidade. A começar pelas soluções de proteção que a utilizam para combater os ciberataques, que podem ter como consequências diretas para empresas o vazamento de dados e sanções da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), além das indiretas, tais como mancha irreparável na reputação e até a falência.

 

E como a IA é utilizada na segurança digital? Diferentemente de um antivírus, que não faz análise comportamental, uma solução de segurança que utiliza a IA, com inteligência baseada em machine learning e deep learning, o que possibilita que ela faça análise comportamental e heurística e consiga, em segundos, detectar ameaças. Por este motivo, é a forma mais efetiva de combater qualquer tipo de ciberataque, pois utiliza como “vacina” a mesma tecnologia utilizada pelos atacantes.

 

Somado a isso, quando digo que os hackers estão de posse de milhares de credenciais, outro problema que precisa ser solucionado imediatamente e só será possível graças à IA é a senha.

 

Método totalmente ultrapassado e obsoleto para efetuar login, criado há décadas, a senha precisa ser substituída urgentemente. E como isso seria possível? Por meio de autenticação biométrica com acuracidade próxima a 100%, o que impossibilitaria qualquer outra pessoa de se logar indevidamente nos sistemas.

 

 

Tais exemplos demonstram o quanto IA é sinônimo de segurança, é atual, é necessária e precisa ser democratizada com urgência. O mundo precisa acompanhar as transformações e explorar todo o potencial que esta tecnologia oferece à população, desempenhando papel fundamental em todas as áreas da sociedade.

 

*Marco DeMello é Sócio-fundador e CEO da PSafe

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Brasil e Japão assinam memorando sobre cooperação em Cibersegurança

Documento de entendimento foi assinado no fim da última semana, durante passagem de comitiva do governo japonês em território nacional,...
Security Report | Overview

3 em cada 10 consumidores online no Brasil sofreram ciberataques

O valor médio perdido pelos brasileiros (32%), que se depararam com crimes cibernéticos, foi superior a R$ 3 mil...
Security Report | Overview

Novo agente de ameaças está mirando o grande firewall da China, alerta Threat Intel

O Muddling Meerkat utiliza atividades sofisticadas de DNS, provavelmente propagadas por atores estatais chineses, para contornar medidas de segurança tradicionais...
Security Report | Overview

Ministério da Ciência e Tecnologia anuncia novo Centro de Competência em SI

Conhecimentos gerados nos Centros vão apontar novos caminhos para atender aos desafios futuros impostos ao setor industrial. Iniciativa receberá investimento...