Para garantir a segurança dos dados dos nossos clientes, a Intel está trabalhando com a indústria para desenvolver e distribuir os softwares e firmwares visando mitigar e minimizar as vulnerabilidades identificadas pelo Google Project Zero (também conhecido como “Specter” e “Meltdown”). Até o momento, a empresa não recebeu nenhuma informação que essa vulnerabilidade foi usada para obter dados de nossos clientes.
No início de dezembro, foi iniciada a distribuição de atualizações de firmware da Intel para parceiros. Para as CPUs da Intel produzidas nos últimos cinco anos, a ideia é lançar atualizações para mais de 90% de produtos dentro de uma semana, e o restante até o final de janeiro. “Continuamos a lançar atualizações para outros produtos. Estamos satisfeitos com estes avanços, mas reconhecemos que há muito mais trabalho pela frente para apoiar nossos clientes e parceiros”, diz a empresa em comunicado.
Com base no mais recente benchmarks para PCs, a expectativa da Intel é de que o impacto no desempenho não seja significativo para a vasta maioria dos usuários. Isso significa que o usuário médio, seja no uso doméstico ou comercial, não sentirá impacto significativo de desempenho em tarefas comuns, como ler e-mails, produzir documentos de texto ou acessar fotos e vídeos. Com base em testes no SYSmark 2014 SE, um benchmark líder para avaliar o desempenho dos PCs, as plataformas Core da 8ª Geração com armazenamento em estado sólido verão um impacto no desempenho de 6% ou menos.
Para ajudar a manter os dados dos clientes seguros, a Intel está focada no desenvolvimento e nos testes de atualizações, avaliando de forma geral todo o impacto nos sistemas de data centers. Contudo, parceiros da indústria começaram a compartilhar alguns resultados positivos. Conforme relatório divulgado na semana passada, vários players de mercado que oferecem serviços de computação em nuvem a outras empresas anunciaram resultados que mostraram pouco ou nenhum impacto no desempenho. Além disso, a Red Hat e a Microsoft já compartilharam informação sobre performance em seus sistemas.