Integração da Cibersegurança: como superar o desafio de proteger IT, OT e IoT?

Diante da demanda do CISO em contar com uma proteção mais integrada em ambientes que se conectam, como TI, OT e IoT, a Tenable lançou hoje (26) uma nova plataforma para fortalecer a Cibersegurança nestes ambientes, com foco na integração

Compartilhar:

A evolução do cenário de Cibersegurança coloca os CISOs diante de um labirinto de desafios, principalmente na gestão de riscos em ambientes que integram TI, Tecnologia Operacional (OT) e IoT. Neste contexto, a Tenable anunciou uma iniciativa estratégica de mudança na sua abordagem, pautada na proteção integrada desses ambientes em uma única plataforma. Ela promete oferecer uma visão holística e aprofundada dos riscos operacionais, independentemente do tipo de ativo.

 

Este movimento estratégico da Tenable é uma resposta direta às necessidades dos CISOs, que enfrentam o desafio de proteger superfícies de ataque cada vez mais amplas e diversificadas. A integração destaca o compromisso da empresa em evoluir de um fornecedor de gestão de vulnerabilidades para um aliado mais abrangente em Cibersegurança, capaz de endereçar a complexidade de proteger infraestruturas críticas e corporativas num panorama tecnológico em constante expansão.

 

Arthur Capella, Diretor de Vendas da Tenable no Brasil, sintetiza a transformação da própria Tenable em ampliar esse posicionamento no mercado. “Ampliamos nossa posição no mercado, de um player com ofertas de gestão de vulnerabilidades para uma empresa que olha por toda a superfície de ataque nestes ambientes. Faltava dar esse passo no mundo de OT e agora o portfólio está completo e integrado”, diz Capella durante uma live com a imprensa, realizada hoje (26).

 

O executivo reforça que a presença crescente de ativos de OT nos domínios de TI desfoca as linhas tradicionais de defesa cibernética, exigindo uma abordagem mais holística e integrada. “Era preciso abordarmos de forma eficaz a intersecção entre TI e OT, pois são ativos críticos para a segurança de nossos clientes”, acrescenta.

 

A abordagem da Tenable, focada na análise de dados para priorização de riscos, representa um avanço significativo na maneira como os CISOs podem abordar a segurança cibernética. Não se trata apenas de identificar vulnerabilidades, mas de compreender a complexidade das interconexões entre os sistemas e determinar quais ativos críticos requerem proteção prioritária.

 

Esta estratégia, na visão de Capella, está diretamente lincada com a necessidade de alinhar as práticas de Cibersegurança com as prioridades de negócios, facilitando a comunicação entre as equipes de SI e os líderes empresariais. “Daí vem a importância de o CISO estar mais próximo do negócio e conseguir traduzir essas demandas da Cyber Security em uma linguagem de risco”, completa.

 

Destaque no Portfólio

Em um mundo onde os ataques cibernéticos podem se originar em qualquer ponto da infraestrutura de TI e se espalhar para ambientes de OT com consequências potencialmente catastróficas, a capacidade de visualizar e priorizar riscos em tempo real torna-se indispensável. A solução Tenable One para OT/IoT estende essa capacidade de visão, permitindo que os líderes de Segurança desenvolvam estratégias defensivas mais eficientes e baseadas em evidências.

 

O destaque da solução é que ela se baseia em informações mais detalhas sobre ameaças, conformidade regulatória, vulnerabilidades e dados da Tenable Research. Com isso, a tecnologia adiciona análise de dados para priorizar ações e reduzir riscos cibernéticos, possibilitando visibilidade além do ambiente de TI; inteligência para mitigar riscos operacionais; e planejamento prático com tomada de decisões em ambientes corporativos e de infraestrutura crítica.

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Caso Siafi: Uso indevido de credenciais gerou perdas de 11,4 milhões ao TSE

Segundo apurou o jornal O Estado de São Paulo, o tribunal eleitoral também está entre as vítimas da credencial comprometida...
Security Report | Destaques

Além do especialista no board: Pesquisa orienta formação de comitês de Cyber nos conselhos

Em estudo sobre a perspectiva dos conselhos corporativos em Cibersegurança, o Instituto Diligent relatou que apenas manter um especialista de...
Security Report | Destaques

Unimed-BH supera desafios de Cibersegurança com tecnologia e inovação

Em parceria com a Palo Alto Networks e a Add Value, empresa transformou sua abordagem de Cyber Security integrando tecnologia...
Security Report | Destaques

Polícia Federal reestabelece emissão de passaportes pela internet

Órgão informou nesta madrugada, em comunicado oficial, que o link usado para o processo digital já pode receber acessos do...