Integração da Cibersegurança: como superar o desafio de proteger IT, OT e IoT?

Diante da demanda do CISO em contar com uma proteção mais integrada em ambientes que se conectam, como TI, OT e IoT, a Tenable lançou hoje (26) uma nova plataforma para fortalecer a Cibersegurança nestes ambientes, com foco na integração

Compartilhar:

A evolução do cenário de Cibersegurança coloca os CISOs diante de um labirinto de desafios, principalmente na gestão de riscos em ambientes que integram TI, Tecnologia Operacional (OT) e IoT. Neste contexto, a Tenable anunciou uma iniciativa estratégica de mudança na sua abordagem, pautada na proteção integrada desses ambientes em uma única plataforma. Ela promete oferecer uma visão holística e aprofundada dos riscos operacionais, independentemente do tipo de ativo.

 

Este movimento estratégico da Tenable é uma resposta direta às necessidades dos CISOs, que enfrentam o desafio de proteger superfícies de ataque cada vez mais amplas e diversificadas. A integração destaca o compromisso da empresa em evoluir de um fornecedor de gestão de vulnerabilidades para um aliado mais abrangente em Cibersegurança, capaz de endereçar a complexidade de proteger infraestruturas críticas e corporativas num panorama tecnológico em constante expansão.

 

Arthur Capella, Diretor de Vendas da Tenable no Brasil, sintetiza a transformação da própria Tenable em ampliar esse posicionamento no mercado. “Ampliamos nossa posição no mercado, de um player com ofertas de gestão de vulnerabilidades para uma empresa que olha por toda a superfície de ataque nestes ambientes. Faltava dar esse passo no mundo de OT e agora o portfólio está completo e integrado”, diz Capella durante uma live com a imprensa, realizada hoje (26).

 

O executivo reforça que a presença crescente de ativos de OT nos domínios de TI desfoca as linhas tradicionais de defesa cibernética, exigindo uma abordagem mais holística e integrada. “Era preciso abordarmos de forma eficaz a intersecção entre TI e OT, pois são ativos críticos para a segurança de nossos clientes”, acrescenta.

 

A abordagem da Tenable, focada na análise de dados para priorização de riscos, representa um avanço significativo na maneira como os CISOs podem abordar a segurança cibernética. Não se trata apenas de identificar vulnerabilidades, mas de compreender a complexidade das interconexões entre os sistemas e determinar quais ativos críticos requerem proteção prioritária.

 

Esta estratégia, na visão de Capella, está diretamente lincada com a necessidade de alinhar as práticas de Cibersegurança com as prioridades de negócios, facilitando a comunicação entre as equipes de SI e os líderes empresariais. “Daí vem a importância de o CISO estar mais próximo do negócio e conseguir traduzir essas demandas da Cyber Security em uma linguagem de risco”, completa.

 

Destaque no Portfólio

Em um mundo onde os ataques cibernéticos podem se originar em qualquer ponto da infraestrutura de TI e se espalhar para ambientes de OT com consequências potencialmente catastróficas, a capacidade de visualizar e priorizar riscos em tempo real torna-se indispensável. A solução Tenable One para OT/IoT estende essa capacidade de visão, permitindo que os líderes de Segurança desenvolvam estratégias defensivas mais eficientes e baseadas em evidências.

 

O destaque da solução é que ela se baseia em informações mais detalhas sobre ameaças, conformidade regulatória, vulnerabilidades e dados da Tenable Research. Com isso, a tecnologia adiciona análise de dados para priorizar ações e reduzir riscos cibernéticos, possibilitando visibilidade além do ambiente de TI; inteligência para mitigar riscos operacionais; e planejamento prático com tomada de decisões em ambientes corporativos e de infraestrutura crítica.

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Toyota Brasil apura possível vazamento de documentos internos

Desde o último fim de semana, grupos de threat intel presentes na Dark Web apontaram que a gangue de ransomware...
Security Report | Destaques

Soft skills são próximos passos na evolução da confiança em Cyber, avaliam CISOs

Pesquisa da consultoria Kroll aponta que os gestores corporativos confiam integralmente nas pessoas de Segurança para responder aos riscos Cibernéticos....
Security Report | Destaques

Insegurança cibernética e IA são destaques do Security Leaders em BH

O Congresso será realizado no dia 23 deste mês com discussões pautadas na imaturidade em Cyber Security e o quanto...
Security Report | Destaques

Polícia Civil do DF prende suspeitos de roubar 76 milhões de senhas pessoais e governamentais

De acordo com a corporação, os hackers chegaram a incluir todas as credenciais comprometidas em um banco de dados, visando...