Instituição pede criação de Autoridade Nacional de Proteção de Dados

Conteúdo foi enviado aos deputados, senadores e todos parlamentares sensíveis ao tema de defesa do consumidor

Compartilhar:

Nos últimos anos, empresas e pessoas físicas têm sofrido inúmeros ataques à privacidade na internet. Isso se deu por conta do interesse nos chamados dados pessoais, considerados verdadeiros tesouros digitais, fundamentais e indispensáveis hoje em dia para a modelagem de novos negócios.

 

Com esse despertar, centenas de cibercriminosos passaram a vender ilegalmente informações de milhões usuários, incluindo o compartilhamento de dados sensíveis. Desta forma, empresas podem descobrir o real desejo de seu público.

 

Em vista da periculosidade do uso indevido dessas informações, surgiu a necessidade de uma Lei Geral de Proteção de Dados. A PROTESTE, associação de consumidores, trabalha então no debate da PL 53/2018 que trata dessa Lei, defendendo a proteção especial dos dados sensíveis, cujo tratamento pode ocasionar discriminação — por se referirem à orientação sexual, crenças religiosas, ou questões filosóficas, morais, até mesmo opiniões políticas.

 

Além disso, a associação criou Agenda do Consumidor, documento criado com sugestões de 10 temas críticos que devem ser tratados nos próximos quatro anos.  Nos textos, a PROTESTE defende a contrapartida adequada dos lucros gerados por negócios que utilizam os dados de usuários, bem como a criação de um órgão regularizador, a fim de fiscalizar condutas irregulares relacionadas quanto ao tratamento dos dados.

 

Agenda do Consumidor

 

O documento tem sugestões em 10 pontos críticos para melhorar as relações de consumo no país. O documento foi enviado aos presidenciáveis e também aos deputados federais e senadores, que integram comissões de Defesa do Consumidor na Câmara e no Senado.

 

A Agenda do Consumidor também aborda assuntos como: energia, tributos, saúde, telecomunicações, crédito ao consumidor, proteção de dados, cadastro positivo, rotulagem de alimentos, correios e saneamento básico.

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

ANPD apresenta resultado de sandbox regulatório da Inteligência Artificial

Iniciativa da ANPD seleciona três projetos de Inteligência Artificial para desenvolver soluções inovadoras em ambiente controlado, com foco na transparência...
Security Report | Overview

Análise orienta como promover soberania e Segurança na era da cloud

Especialista aborda o papel das infraestruturas críticas do Estado e defende critérios próprios de validação e governança para projetos soberanos
Security Report | Overview

Empresas sofrem com fragilidades tecnológicas e humanas, diz pesquisa

Especialistas alertam que a falta de governança e de políticas contínuas de proteção mantém o ambiente corporativo vulnerável
Security Report | Overview

Relatório aponta América Latina como 5ª região mais atacada em 2024

Pesquisa mostra que quase metade de todos os ataques cibernéticos resultou em dados ou credenciais roubados. O abuso de identidade...