A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) publicou novas atualizações sobre o incidente cibernético ao Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/CNEN) enfrentado nas últimas semanas. A organização afirma que uma equipe de especialistas segue dedicada a recuperar todos os impactos, mas a fabricação de radiofármacos deve ser retomada no meio dessa semana.
Conforme informou em nova nota de atualização do CNEN, até o momento, a maioria das ações previstas no plano de religamento foi concluída com sucesso, representando avanços significativos rumo à normalização das atividades. Dessa forma, após o encerramento das próximas etapas de resposta ao incidente, previsto para hoje (7), a estimativa é que a produção de radiofármacos e radioisótopos seja retomada na quinta-feira (10) conforme previamente estabelecido em cronograma.
“Todas as ações de restabelecimento do ambiente produtivo consideram, com rigor, os aspectos de proteção radiológica, garantindo a segurança dos trabalhadores, profissionais da saúde, pacientes e do meio ambiente. Cabe destacar que a retomada da produção de radiofármacos demanda atenção redobrada à segurança dos produtos, bem como ao controle rigoroso dos materiais e documentação exigidos pelos órgãos regulatórios”, acrescenta o comunicado.
Além disso, a CNEN manifestou solidariedade aos pacientes e à comunidade médica, reafirmando compromisso com a retomada, no menor prazo possível, do atendimento às demandas da medicina nuclear do país
A nota divulgada pela comissão trata da tentativa de ataque contra o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/CNEN) ocorrida na última semana. De acordo com informações oferecidas pelo órgão regulador, o incidente evolveu impactos aos servidores de rede e estações de trabalho. Devido aos trabalhos de recuperação da infraestrutura digital, a autarquia informou que a produção e o fornecimento de diversos fármacos essenciais foram suspensos.
A Security Report disponibiliza o comunicado da CNEN sobre o incidente cibernético no Instituto de Pesquisas Energéticas Nucleares:
“A propósito do incidente cibernético ocorrido no IPEN/CNEN, em 28 de março, a CNEN informa que seus especialistas e consultores externos vêm atuando de forma contínua e coordenada, com prioridade total para o restabelecimento do sistema de produção de radiofármacos e de toda a infraestrutura de apoio necessária.
Até o momento, a maior parte das ações previstas no plano de religamento foi concluída com sucesso, representando avanços significativos rumo à normalização das atividades.
O término das etapas seguintes — consideradas críticas para a plena retomada dos sistemas — está previsto para o dia 7 de abril de 2025, próxima segunda-feira. A partir dessa data, a estimativa é que a produção de radiofármacos e radioisótopos seja retomada na quinta-feira, 10, conforme previamente estabelecido no cronograma.
Todas as ações de restabelecimento do ambiente produtivo consideram, com rigor, os aspectos de proteção radiológica, garantindo a segurança dos trabalhadores, profissionais da saúde, pacientes e do meio ambiente.
Cabe destacar que a retomada da produção de radiofármacos demanda atenção redobrada à segurança dos produtos, bem como ao controle rigoroso dos materiais e documentação exigidos pelos órgãos regulatórios.
A CNEN, com seu histórico de serviços prestados à sociedade brasileira, manifesta solidariedade aos pacientes e à comunidade médica, reafirmando o seu compromisso com a retomada, no menor prazo possível, do atendimento às demandas da medicina nuclear do país.”