Incidente no IPEN: Instituto prevê retomar produção de fármacos nessa semana

A Comissão de Energia Nuclear comunicou que os últimos passos do plano de resposta ao incidente serão dados no começo dessa semana. Com isso, a produção de insumos de farmácia será retomada na quarta-feira

Compartilhar:

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) publicou novas atualizações sobre o incidente cibernético ao Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/CNEN) enfrentado nas últimas semanas. A organização afirma que uma equipe de especialistas segue dedicada a recuperar todos os impactos, mas a fabricação de radiofármacos deve ser retomada no meio dessa semana.

 

Conforme informou em nova nota de atualização do CNEN, até o momento, a maioria das ações previstas no plano de religamento foi concluída com sucesso, representando avanços significativos rumo à normalização das atividades. Dessa forma, após o encerramento das próximas etapas de resposta ao incidente, previsto para hoje (7), a estimativa é que a produção de radiofármacos e radioisótopos seja retomada na quinta-feira (10) conforme previamente estabelecido em cronograma.

 

“Todas as ações de restabelecimento do ambiente produtivo consideram, com rigor, os aspectos de proteção radiológica, garantindo a segurança dos trabalhadores, profissionais da saúde, pacientes e do meio ambiente. Cabe destacar que a retomada da produção de radiofármacos demanda atenção redobrada à segurança dos produtos, bem como ao controle rigoroso dos materiais e documentação exigidos pelos órgãos regulatórios”, acrescenta o comunicado.

 

Além disso, a CNEN manifestou solidariedade aos pacientes e à comunidade médica, reafirmando compromisso com a retomada, no menor prazo possível, do atendimento às demandas da medicina nuclear do país

 

A nota divulgada pela comissão trata da tentativa de ataque contra o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/CNEN) ocorrida na última semana. De acordo com informações oferecidas pelo órgão regulador, o incidente evolveu impactos aos servidores de rede e estações de trabalho. Devido aos trabalhos de recuperação da infraestrutura digital, a autarquia informou que a produção e o fornecimento de diversos fármacos essenciais foram suspensos.

 

A Security Report disponibiliza o comunicado da CNEN sobre o incidente cibernético no Instituto de Pesquisas Energéticas Nucleares:

 

“A propósito do incidente cibernético ocorrido no IPEN/CNEN, em 28 de março, a CNEN informa que seus especialistas e consultores externos vêm atuando de forma contínua e coordenada, com prioridade total para o restabelecimento do sistema de produção de radiofármacos e de toda a infraestrutura de apoio necessária.

 

Até o momento, a maior parte das ações previstas no plano de religamento foi concluída com sucesso, representando avanços significativos rumo à normalização das atividades.

 

O término das etapas seguintes — consideradas críticas para a plena retomada dos sistemas — está previsto para o dia 7 de abril de 2025, próxima segunda-feira. A partir dessa data, a estimativa é que a produção de radiofármacos e radioisótopos seja retomada na quinta-feira, 10, conforme previamente estabelecido no cronograma.

 

Todas as ações de restabelecimento do ambiente produtivo consideram, com rigor, os aspectos de proteção radiológica, garantindo a segurança dos trabalhadores, profissionais da saúde, pacientes e do meio ambiente.

 

Cabe destacar que a retomada da produção de radiofármacos demanda atenção redobrada à segurança dos produtos, bem como ao controle rigoroso dos materiais e documentação exigidos pelos órgãos regulatórios.

 

A CNEN, com seu histórico de serviços prestados à sociedade brasileira, manifesta solidariedade aos pacientes e à comunidade médica, reafirmando o seu compromisso com a retomada, no menor prazo possível, do atendimento às demandas da medicina nuclear do país.”

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Tribunal de Justiça do Paraná confirma instabilidade repentina no portal oficial

Corte aponta sobrecarga de acessos como causa da falha, mas garante que serviços e segurança dos dados não foram comprometidos
Security Report | Destaques

Polícia Federal faz novas prisões de envolvidos no ciberataque ao Pix

As autoridades detiveram oito pessoas que teriam feito parte da organização criminosa responsável por ataques às provedoras Sinqia e C&M...
Security Report | Destaques

Jaguar Land Rover confirma vazamento de dados em ciberataque

Em nova atualização sobre o incidente cibernético que paralisou fábricas e pontos de venda da montadora, foi informado que o...
Security Report | Destaques

Novas normas de SI do Bacen ampliam foco sobre Ecossistema seguro, apontam CISOs

Líderes de Segurança da Informação ligados ao sistema financeiro apoiaram as novas exigências de Segurança para que instituições financeiras possam...