Desde a última sexta-feira (02), os serviços da plataforma de Hosted Exchange da Rackspace vinham enfrentado problemas de funcionamento bastante relevantes. E depois de quatro dias de intensos trabalhos, a companhia veio a público por meio de seu blog interno informar que o sistema havia sido alvo de um ataque cibernético de ransomware.
A empresa já trabalhava com a noção de um incidente de cibersegurança desde o dia seguinte aos primeiros problemas de serviço. Segundo o informe do próprio site, grupos de segurança internos atuaram junto de uma firma de cyber defense, não identificada, para rastrear os avanços do incidente e iniciar medidas de resposta, além de iniciar uma investigação sobre as causas desse ataque.
Até o momento, a Rackspace informava que ainda não era possível dizer quantos ou quais dados foram afetados, uma vez que as investigações ainda estavam nos estágios iniciais. Entretanto, a empresa garantiu que iria notificar os clientes apropriadamente em caso de informações sensíveis terem sido acessadas.
A companhia ainda informou nessa última atualização que acreditava que o incidente acabou isolado apenas nos negócios de Hosted Exchange. Portanto, todos os outros produtos e serviços oferecidos, bem como as plataformas de e-mail da Rackspace, estão completamente operantes e sem impactos identificados.
Apesar disso, desde o início do incidente e a subsequente desativação do sistema, a Rackspace orientou e deu suporte técnico para que seus clientes migrassem seus armazéns de dados e e-mails de seus usuários ao Microsoft Exchange Plan 1, dentro do Microsoft 365, através de licenciamentos gratuitos até que a situação se normalizasse por completo. Desde então ela tem insistido em seus informes diários que essa continua sendo a melhor solução aos seus clientes no momento.
A organização também informou por meio de press release em seu site que, embora se esteja ainda nos estágios iniciais da apuração do ocorrido, a interrupção dos negócios em Hosted Exchange causados pelo ocorrido podem gerar perdas de receita na área, “que gera aproximadamente USD$30 milhões anualmente no segmento de Plataformas Apps & Cross”. “Somado a isso, a Rackspace Technology ainda poderá ter custos adicionais associados à resposta a esse incidente”, complementou a nota.