Ataque Cibernético paralisa operações de Hospitais nos EUA

Incidente de Segurança de dados provoca interrupção de atividades emergenciais e direcionamento de ambulâncias para outros hospitais. Ação maliciosa começou ontem (3) e segue nesta sexta-feira (4) em instalações operadas pela Prospect Medical Holdings, que possui unidades em vários estados. FBI foi acionado para apurar o caso

Compartilhar:

Hospitais e instituições de saúde de diversos estados norte-americanos amanheceram com seus sistemas de computadores interrompidos nessa sexta-feira (4), em decorrência de um incidente cibernético de grandes proporções. Esse evento resultou no fechamento de salas de emergência por todo o país e no desvio de rotas de ambulâncias, enquanto equipes de Cibersegurança trabalham para enfrentar a crise.

Segundo a Associated Press (AP), o incidente de Segurança de dados começou na quinta-feira (3) em instalações operadas pela Prospect Medical Holdings, que tem sede na Califórnia e possui hospitais e clínicas no Texas, Connecticut, Rhode Island e Pensilvânia. “Ao tomarmos conhecimento do ocorrido, colocamos nossos sistemas off-line para protegê-los e iniciamos uma investigação com a ajuda de especialistas em segurança cibernética terceirizados”, disse a empresa em comunicado.

“Enquanto nossa investigação continua, estamos focados em atender às necessidades urgentes de nossos pacientes enquanto trabalhamos diligentemente para retornar às operações normais o mais rápido possível”, seguiu o informe.

O maior impacto foi sentido nas representações da rede em Connecticut. Ali, os departamentos de emergência dos hospitais Manchester Memorial e Rockville General foram fechados durante grande parte da quinta-feira e os pacientes foram desviados para outros centros médicos próximos. Além disso, cirurgias eletivas, consultas ambulatoriais, doações de sangue e outros serviços foram suspensos.

De acordo com a Eastern Connecticut Health Network, que administra as instalações, os departamentos de emergência foram reabertos ainda na quinta-feira, mas muitos serviços de atendimento primário permaneceram fechados hoje. Os pacientes estavam sendo contatados individualmente.

“Temos uma equipe nacional de prospecção trabalhando e avaliando o impacto do ataque em todas as organizações”, informou Jillian Menzel, diretora de operações da Eastern Connecticut Health Network, por meio de nota.

O FBI em Connecticut emitiu uma declaração dizendo que está trabalhando com “parceiros de aplicação da lei e as entidades das vítimas”, mas não pôde comentar mais à AP sobre as investigações em andamento.

Outras localidades administradas pelo Prospect Medical Holdings também apresentaram problemas. Na Pensilvânia, o ataque afetou instalações do Crozer-Chester Medical Center, em Upland; o Taylor Hospital, em Ridley Park; o Delaware County Memorial Hospital, em Drexel Hill; e o Springfield Hospital em Springfield.

A empresa ainda conta com outros sete hospitais no estado da Califórnia, incluindo duas instalações de saúde comportamental e um hospital de cuidados agudos com 130 leitos em Los Angeles. Nenhum dos representantes desses hospitais responderam aos questionamentos.


*Com informações da Associated Press

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Cisco emite esclarecimento sobre suposto vazamento de dados

Publicações apontando um possível vazamento de dados anunciado em um fórum na Dark Web circularam durante essa semana. Em nota,...
Security Report | Destaques

Regulação da IA: CISOs e operadores do direito analisam Projeto de Lei

O Senado Federal aprovou a lei em plenário neste mês de dezembro, avançando com a possibilidade de estabelecer normas mais...
Security Report | Destaques

CISO no Board: o desafio de comunicar a linguagem da SI ao negócio

Como líderes de Cibersegurança podem ajustar seu discurso para estabelecer uma ponte efetiva com os conselheiros e influenciar decisões estratégicas
Security Report | Destaques

Unidas Aluguel de Carros identifica tentativa de invasão aos sistemas

Registros de que a companhia havia sido atacada por um ransomware começaram a circular nesta semana, quando grupos de monitoramento...