A Verocard, empresa de cartões-benefício que atende organizações de todos os tamanhos, informou que, por conta de um incidente cibernético ao sistema institucional da companhia, as operações ficaram indisponíveis e sem acesso nesta quinta-feira (14). Em comunicado divulgado, a Verocheque Refeições recomendou aos usuários que evitem transações com os cartões até que ocorra o restabelecimento do sistema.
Em nota enviada à Security Report, a assessoria de imprensa informou que “o sistema foi totalmente restabelecido nas primeiras horas desta sexta-feira (15) e que não houve nenhum prejuízo a qualquer servidor que usa os sistemas da empresa”. De acordo com a nota, a suspensão dos serviços na data de ontem foi por um cuidado preventivo. “Não houve nenhum comprometimento para nossos usuários e clientes”, completa.
Ainda de acordo com a companhia, os procedimentos judiciais e extrajudiciais cabíveis estão sendo tomados para as devidas apurações e penalizações. No site oficial, chegou a aparecer uma mensagem com o seguinte alerta: “Estamos empenhados em resolver o mais rápido possível, informaremos assim que for normalizado. Pedimos gentilmente que evite o uso dos cartões Verocard durante esse período”, finaliza.
Segundo apuração da Security Report, o incidente provocou um verdadeiro efeito cascata no mercado, já que muitos órgãos e instituições utilizam os serviços ofertados pela Verocard. A empresa é responsável por cartões Refeições usados pelos servidores municipais da Prefeitura de Poços de Caldas.
Na tarde de hoje (15), o órgão de Poços de Caldas anunciou que o sistema da Verocard foi restabelecido. “O incidente comprometeu temporariamente o funcionamento regular dos serviços, afetando transações, consultas de saldo e acesso a outros benefícios nos estabelecimentos conveniados na data desta quinta-feira, 14 de dezembro”, completa o comunicado.
Outra entidade afetada foi a Prefeitura de Bauru, que rapidamente orientou aos servidores públicos municipais que evitassem o uso do cartão na data de ontem (14). “O pagamento do abono de Natal do vale-alimentação está previsto para esta sexta-feira (15). Se o problema estiver sanado, o depósito vai ser feito normalmente. Caso não tenha sido resolvido e o uso do cartão ainda estiver restrito nesta sexta-feira, os valores serão creditados assim que o sistema voltar a operar de forma normal”, explicou.
O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas (STMC), assim como as Prefeituras de Brumadinho (MG) e Telêmaco Borba (PR) também se manifestaram sobre o ocorrido.
A Security Report disponibiliza o comunicado completo na íntegra:
“Prezados,
A Verocheque Refeições Itda informa que, em virtude de uma invasão através de um ataque cibernético ao sistema institucional da empresa, as operações estão indisponíveis e sem acesso, bem como todos os serviços prestados estão inoperantes.
Recomendamos que os usuários evitem transações com os cartões até que seja restabelecido a normalidade do sistema. Peço que a informação seja transmitida a todos os trabalhadores de sua empresa.
Informaremos tão logo haja o restabelecimento do sistema. Destacamos que todos os procedimentos judiciais e extrajudiciais cabíveis em função dessa atividade criminosa estão sendo tomados para as devidas apurações e penalizações.
Esperamos normalizar as operações brevemente.”