Fiocruz confirma incidente cibernético na unidade de Jacarepaguá

Em comunicado enviado à Security Report, a Fundação afirma que está atuando em conformidade com as autoridades para investigar a extensão do ocorrido e identificar os responsáveis. Grupo de Ransomware NoEscape pode estar envolvido

Compartilhar:

A Fundação Oswaldo Cruz Informou nesta terça-feira (05) que o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/ Fiocruz) sofreu um incidente cibernético no último dia 19 de agosto, resultando em alguns serviços computacionais da unidade indisponíveis desde então.

De acordo com a Fundação, a unidade de pesquisa, localizada em Jacarepaguá, é responsável pela produção e distribuição de medicamentos de uso humano ao Ministério da Saúde. Por meio de nota, a Fiocruz informou estar atuando com as equipes especializadas para responder ao incidente e retomar as operações do setor o mais brevemente possível.

Informações sobre um possível evento de Cyber contra a organização de imunobiologia começaram a circular ainda na última semana, com o grupo de ransomware NoEscape assumindo a autoria do ciberataque.

De acordo com publicação feita no canal do grupo na Dark Web, os cibercriminosos teriam conseguido acesso às informações através do comprometimento e criptografia dos servidores centrais da organização, supostamente conseguindo acesso a 500GB de dados sensíveis da companhia e de usuários.

Entre as informações coletadas, segundo o grupo, estão mais de 200GB de backups e databases e mais de 10GB de projetos internos. Além disso, também foram recolhidos certificações, documentos legais, registros financeiros, conteúdo sensível de indivíduos, entre outros.

A nota não responde a essas alegações postadas pelo grupo, mas reafirma que A Coordenação-Geral de Gestão de Tecnologia da Informação (Cogetic) e a Equipe de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes da Fiocruz vêm atuando para apoiar à área de Tecnologia da Informação de Farmanguinhos com o objetivo de restaurar os serviços de TI com Segurança e confiabilidade.

A Security Report publica, na íntegra, comunicado enviado pela Fiocruz:

A Fiocruz informa que uma de suas unidades, o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/ Fiocruz), localizado em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, passou por um incidente cibernético no dia 19/8, deixando alguns serviços computacionais da unidade indisponíveis desde então.

A Coordenação-Geral de Gestão de Tecnologia da Informação (Cogetic) e a Equipe de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes da Fiocruz vêm atuando para apoiar à área de Tecnologia da Informação de Farmanguinhos com o objetivo de restaurar os serviços de TI o mais rápido possível, garantindo sua segurança e confiabilidade. O caso já foi notificado aos órgãos competentes e a Fiocruz vem atuando em parceria com equipes especializadas para a resposta ao incidente.

O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/ Fiocruz) é uma unidade técnico-científica da Fiocruz, responsável pela produção e distribuição de medicamentos de uso humano ao Ministério da Saúde.


Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

De CISO para CISO: 8 pilares para mudar a Cibersegurança ainda em 2025

Na visão de Bruno Moraes, fundador do Cyber Horizon Group, o mercado brasileiro precisa virar a chave da Cibersegurança. Em...
Security Report | Destaques

Gerente do Banco da Amazônia é preso por facilitar fraude cibernética

O mandado foi executado em Santa Inês, no Maranhão, contra um suspeito de facilitar a fraude de R$ 107 milhões...
Security Report | Destaques

Operação conjunta prende dois novos envolvidos no incidente da C&M

A Polícia Federal, juntamente com o Ministério Público de São Paulo, deflagraram a operação Magna Fraus em Goiás e no...
Security Report | Destaques

“A linguagem de risco consiste em dinheiro”, diz CEO da Qualys

Durante a abertura do Cyber Risk Conference Brazil, o CEO da Qualys, Sumedh Thakar, defendeu que traduzir o risco cibernético...