A importância do gerenciamento de identidade

De acordo com Leandro Turbino, diretor de Vendas da Micro Focus, desenvolvimento da tecnologia demanda que gestores assumam novos papéis para operar a complexidade dos acessos nos negócios digitais

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Em debates sobre segurança em TI, projetos voltados para o gerenciamento de acesso e identificação de usuários são considerados fundamentais. Porém, os processos e tecnologias para controlar as permissões tem se mostrado desafiadores. Para solucionar esse dilema criou-se o que hoje é chamado de Administração e Governança de Identidade (IGA), que envolve a definição e execução de processos de identificação relacionados aos negócios mais críticos para uma empresa.

 

As facilidades criadas pela tecnologia fizeram com que de forma não intencional, usuários passassem a registrar dados de acesso automaticamente em seus computadores. Como consequência, o roubo e a clonagem dos dados acabam não sendo percebidos, enquanto as pessoas bem-intencionadas que os criaram não percebem os potenciais problemas.

 

A implantação de um sistema de governança emprega um conjunto de softwares e padrões para alcançar um único e simples objetivo: garantir que os usuários sejam quem dizem ser e então dar a cada um o nível adequado de permissão para acesso. O IGA engloba cinco pontos essenciais: autenticação, provisionamento de usuário, mapa de função, configuração de identidade de serviços de diretório e armazenamento, auditoria e relatório. A principal finalidade é garantir um controle eficiente, capaz de lidar com os perigos da clonagem.

 

A Governança de Identidade é também um componente fundamental para garantir o bom funcionamento de uma revolução tecnológica que já está em curso, a internet das coisas (IoT). O Gartner aponta que o gerenciamento realizado atualmente não tem capacidade de lidar com a complexidade que a IoT trará para as organizações.

 

O crescimento dessa tecnologia demanda que os gestores assumam novos papéis e passem a gerenciar a complexidade dos acessos e das identidades de negócios digitais, uma vez que empresas, pessoas, serviços e objetos estarão dentro de um único quadro de controle. A Governança de Identidade será essencial para manter esse complexo ambiente em equilíbrio e segurança.

 

* Leandro Turbino é diretor de Vendas da Micro Focus

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