IFX Networks confirma incidente com ransomware e gradual retomada das operações

Incidente se iniciou na última terça-feira (12) e, como consequência, órgãos públicos do governo colombiano paralisaram as atividades, enquanto o governo nacional acionou uma reunião emergencial de resposta. Em comunicado, a IFX reconhece o impacto causado pelo agente hostil, mas ressalta que todas as medidas imediatas de resposta foram acionadas

Compartilhar:

A IFX Networks confirmou, por meio de nota enviada hoje (18) à Security Report que sofreu um incidente cibernético contra seus sistemas digitais na última terça-feira (12). O incidente teria sido a causa de uma série de problemas operacionais responsáveis por paralisar órgãos públicos do governo colombiano, levando o governo local a se mobilizar uma ação de resposta.

De acordo com o comunicado, a companhia de telecomunicação agiu de forma imediata contra o malware recém-descoberto, ativando protocolos de Segurança pertinentes e iniciando uma investigação a partir do Centro de Operações em Segurança interno (SOC). A partir disso, a IFX já começou a restabelecer os primeiros serviços, e agora seguem trabalhando para recuperar toda a rede e normalizar as operações.

“Adicionalmente, nossa equipe tem trabalhado de forma diligente junto com especialistas internos e externos de Cibersegurança, além de assessores terceiros apara investigar e responder a este incidente, que nos têm permitido obter informações relevantes para avançar nos processos de restabelecimento dos serviços, com sistemas seguros e operacionais”, prossegue o posicionamento.

A companhia de telecom também reconhece a complexidade do incidente e o impacto causado em alguns de seus clientes e ecossistemas, mas destacam que, graças a detecção e atuação oportuna da equipe de SI, foi possível limitar o potencial alcance do ataque e conter consideravelmente o número de sistemas afetados.

“Reiteramos que todas as decisões tomadas para enfrentar o ataque sofrido foram feitas pensando nos nossos clientes e na Segurança de suas informações, com o objetivo de cumprir as nossas promessas de valor como provedor de comunicações”, encerrou a mensagem.

Na última semana, organizações públicas como o Ministério da Saúde Nacional, a Superintendência de Indústria e Comércio, e órgãos do Poder Judiciário da Colômbia interromperam seus trabalhos quando suas plataformas digitais, suportadas pelo serviço de cloud da IFX Networks, pararam de funcionar.

Visando responder ao incidente, o governo colombiano convocou uma reunião de emergência do Posto de Comando Unificado de Cibersegurança (PMU Ciber), e convocou o Country Manager da IFX, Luis Gabriel Castellanos, para oferecer mais informações sobre o ocorrido, além de apontar as medidas de recuperação aplicadas visando reestabelecer os serviços.

A Security Report publica, na íntegra, nota enviada pela IFX Networks:

Com o propósito de o público em geral estar corretamente informado sobre o ataque de ransomware ocorrido, comunicamos o seguinte:

No último dia 12 de setembro, a IFX Networks sofreu em algumas de suas máquinas virtuais o princípio de um ataque de cibersegurança externo baseado em ransomware. Tão logo tivemos conhecimento do incidente, ativamos os protocolos de Segurança pertinentes e iniciamos uma investigação a partir do nosso Centro de Operações em Segurança (SOC).

Compreendemos a complexidade do incidente e o impacto que representou para alguns de nossos clientes e ecossistemas. De início destacamos que, graças a detecção e atuação oportuna por parte de nossa equipe, conseguimos limitar o potencial alcance do ataque e conter consideravelmente o número de sistemas afetados.

Adicionalmente, nossa equipe tem trabalhado de forma diligente junto com especialistas internos e externos de Cibersegurança, além de assessores terceiros para investigar e responder a este incidente, que nos têm permitido obter informações relevantes para avançar nos processos de restabelecimento dos serviços, com sistemas seguros e operacionais.

Nesse sentido, confirmamos já ter começado a restabelecer os primeiros serviços e continuamos trabalhando para todos os sistemas voltarem a se alinharem nos próximos dias. Em consequência, nossa prestação de serviços estará normalizada o mais cedo possível.

Reiteramos que todas as decisões tomadas para enfrentar o ataque sofrido foram feitas pensando nos nossos clientes e na Segurança de suas informações, com o objetivo de cumprir as nossas promessas de valor como provedor de comunicações.


Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Proteção Olímpica: como Paris prepara a Cibersegurança para os Jogos

As ameaças cibernéticas atuais estão de olho na capital francesa durante o evento, com intenções financeiras e sociopolíticas. Autoridades nacionais...
Security Report | Destaques

Governo Federal alerta servidores sobre incidente de Segurança no ColaboraGov

Nesta mesma semana, o Ministério da Gestão e Inovação havia confirmado um ataque cibernético contra o Sistema Eletrônico de Informações...
Security Report | Destaques

Vivara confirma ataque de ransomware aos sistemas corporativos

Incidente teria acontecido no último mês de junho, sem causar impactos significativos nas operações cotidianas. Em nota endereçada ao mercado,...
Security Report | Destaques

Sistema de Informações do Ministério da Gestão sofre ataque cibernético

O Sistema Eletrônico de informações é responsável por gerir documentos e processos digitalizados, visando promover a eficiência administrativa. Em nota,...