Na última semana, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmou que seu sistema digital sofreu uma forte instabilidade, dificultando acessos internos a ele. Porém, em nota tornada pública, a instituição negou que essa crise tenha sido consequência de um ciberataque.
Conforme explica o IBGE, houve uma ocorrência de indisponibilidade de acesso ao site do órgão. Isso aconteceu devido ao excesso de tráfego e acessos externos aos serviços do instituto, mas não houve registros de ataque, embora as características do incidente sejam similares a uma ação de Negação de Serviço Distribuído (DDoS em inglês).
Outro incidente envolvendo sites de diversos portais da gestão pública aconteceu em junho desse ano. O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos confirmou, em nota enviada à Security Report, que os sites ficaram impossibilitados de serem acessados devido a uma severa instabilidade sofrida pelo domínio central do Gov.br. Em meio à instabilidade desses serviços, houve a especulação de que o domínio poderia estar sendo alvo de uma nova campanha de ataques DDoS. Mas a nota do Ministério da Gestão não confirmou essa possibilidade.
A Security Report disponibiliza o comunicado oficial do portal online do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística:
“Informamos que nenhuma página web do IBGE, sistema ou base de dados sob nosso domínio sofreu ataques de hackers e as eventuais indisponibilidades se devem por acúmulo de tráfego externo na Internet aos nossos serviços, fato que está sob análise das operadoras de telecomunicações e por nossos especialistas.
Diretoria de Tecnologia da Informação
21 de agosto de 2025″