IA exige governança compartilhada

Diante da intenção de criar um ecossistema open source de IA, a gigante chinesa Huawei apresenta um modelo de responsabilidade compartilhada para garantir maior segurança e proteção dos dados.

Compartilhar:

A combinação de novas tecnologias como cloud computing e Inteligência Artificial pode elevar os desafios de cybersecurity à enésima potência. Essa questão está na pauta de empresas como a Huawei, que pretende liderar a oferta de soluções inovadoras, mas sabe que segurança é fundamental para garantir  que os negócios evoluam sem maiores riscos.

 

Durante o Huawei Connect 2019, que aconteceu há duas semana em Xangai, a empresa chinesa reuniu um grupo de experts no tema para debater um modelo de governança de segurança e privacidade no novo mundo da Inteligência Artificial. O tema permaneceu em evidência durante todo o Congresso, já que a empresa chinesa apresentou uma estratégia completa de TIC muito baseada em IA e no modelo open source, com o intuito de democratizar o desenvolvimento de soluções nessa plataforma em todo o mundo.

 

O encontro foi liderado por Sean Yang, diretor global de Segurança e Privacidade Cibernética da Huawei. “Onde está a inteligência artificial hoje?”, questionou ele, em sua apresentação. Para Yang, ela está em cada indivíduo, em cada residência e em cada organização. Sean Yang acredita que uma das mais importantes aplicações da IA é justamente melhorar a qualidade de vida das pessoas. Muitas dessas aplicações exigem captura de imagens, envolvem reconhecimento facial e tudo isso se torna um grande desafio, exigindo computação pesada, algoritmos sofisticados e recursos de redes neurais.

 

Entretanto, todas essas aplicações trazem a reboque questões de segurança e privacidade bastante complexas e que ainda não foram avaliadas em sua totalidade. Sean Yang acredita que tudo depende muito do que ele chamou de “business aplication” e isso precisa estar claro também para o usuário, porque é importante que ele concorde com isso. A indústria de IA na verdade será um grande ecossistema e uma cadeia de negócios com vários players atuando.

 

Quando se trata de IA, o mote é dividir responsabilidades, acrescentou Bao Feng, diretor da Huawei Shield Lab e que também participou da agenda de cyberseguranca e privacidade. Durante o evento, a Huawei apresentou um documento que descreve a estratégia da empresa no quesito segurança em IA, tratando de questões como privacidade e soluções relacionadas. O documento propõe um modelo de responsabilidade compartilhada com base na governança de segurança, uma nova tendência que as leis de privacidade de dados como a GDPR européia e a LGPD brasileira estão trazendo à tona.

 

No documento apresentado pelos especialistas da Huawei na área de segurança e privacidade, foram indicados os pilares dessa estratégia, como controle dos sistemas, transparência, rastreabilidade, proteção de privacidade e ainda as próprias práticas adotadas pela empresa nessa área. Ciente de que a estratégia de IA abrange diversos atores, a Huwaei procurou mostrar não só o seu próprio mas também e principalmente uma governança e proteção baseadas em responsabilidade compartilhada.

 

O relatório propõe ainda que, diante dos desafios de se lidar com as ameaças e riscos de forma isolada e individual, o caminho é adotar um modelo compartilhado de governança de segurança com responsabilidades em cinco frentes que devem atuar juntas: consumidores, desenvolvedores, implementadores, fornecedores de soluções e empresas de coleta e tratamento de dados. A proposta apresentada pela Huawei foi costurada com a participação de acadêmicos, tecnólogos, gestores e especialistas em segurança, privacidade e governança.

 

Graça Sermoud viajou para Xangai a convite da Huawei

 

 

 

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Proteção Olímpica: como Paris prepara a Cibersegurança para os Jogos

As ameaças cibernéticas atuais estão de olho na capital francesa durante o evento, com intenções financeiras e sociopolíticas. Autoridades nacionais...
Security Report | Destaques

Governo Federal alerta servidores sobre incidente de Segurança no ColaboraGov

Nesta mesma semana, o Ministério da Gestão e Inovação havia confirmado um ataque cibernético contra o Sistema Eletrônico de Informações...
Security Report | Destaques

Vivara confirma ataque de ransomware aos sistemas corporativos

Incidente teria acontecido no último mês de junho, sem causar impactos significativos nas operações cotidianas. Em nota endereçada ao mercado,...
Security Report | Destaques

Sistema de Informações do Ministério da Gestão sofre ataque cibernético

O Sistema Eletrônico de informações é responsável por gerir documentos e processos digitalizados, visando promover a eficiência administrativa. Em nota,...