Hospital Sírio-Libanês lança projeto de conscientização em Cyber Security

Com o apoio da Fortinet na produção de palestras e conteúdos, a instituição assegurou a participação de vários profissionais do segmento, levando para todo Brasil as melhores práticas sobre o processo de conscientização e a importância de aprimorar os controles de segurança. A instituição ainda ganhou reconhecimento do mercado para ajudar a elevar a postura de SI em outros hospitais. Case de Sucesso foi o vencedor Prata no Prêmio Security Leaders 2023

Compartilhar:

Se de um lado, o cibercrime é organizado no compartilhamento de técnicas e ferramentas maliciosas, do outro, CISOs e Profissionais que atuam em Cibersegurança seguem com trabalho integrado de troca de experiências. É o caso do Hospital Sírio-Libanês, complexo hospitalar brasileiro e referência internacional em saúde, pesquisa e educação, que ampliou a maturidade em Cyber Security com apoio da Fortinet e disseminou a conscientização em SI. O Estudo de Caso foi vencedor Prata no Prêmio Security Leaders 2023.

 

Para esse projeto, chamado Alma Cyber Security Summit, a companhia também contou com o apoio de outros parceiros no desenvolvimento e compartilhamento de melhores práticas através de treinamentos acessíveis para os profissionais de TI. No total, o projeto contou com a participação de 250 pessoas presencialmente, enquanto 259 interagiram virtualmente, aprendendo e conhecendo a importância de aprimorar os controles de segurança.

 

Segundo Leandro Ribeiro, Gerente de SI do Hospital Sírio-Libanês, além dessas iniciativas, os grupos de WhatsApp viraram uma alternativa para disseminar recomendações e conteúdos voltados para a proteção do setor. “Através do IEP (instituto de ensino e pesquisa) do hospital Sírio-Libanês, conseguimos montar o treinamento de Gestão em Segurança da Informação para o setor da Saúde, no qual tivemos 35 alunos participantes de todo o Brasil e um da Angola”, acrescenta Ribeiro.

 

No processo de produção de palestras e criação dos conteúdos, o Hospital Sírio-Libanês contou com o apoio de outros players como Fortinet, Gigamon + Dfense Security, AWS, OfHunter, Deloitte, Danresa, NTT+Claroty e Apura. Internamente, 4 profissionais do time de Segurança da Informações do HSL e mais três profissionais do IEP, além de mais de 10 empresas parceiras que foram envolvidos no projeto, que durou 3 meses para ter 100% do conteúdo produzido e finalizado.

 

“O projeto foi muito bem aceito pelo mercado. Inclusive, recebemos reconhecimento como auxílio da mudança do mindset para ajudar a mudar a postura de Cibersegurança em outros hospitais”, celebra Ribeiro. Em sua avaliação, o Case de Sucesso conseguiu trazer receita e recursos financeiros para o IEP, contribuindo ainda para outras pesquisas para tratamento de doenças.

 

“Juntos somos mais fortes para ajudar a aprimorar a Cyber Security setor da Saúde. Setor esse que, infelizmente, é carente e precisa de auxílio para aprimorar as linhas de defesa”, finaliza Leandro Ribeiro.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

AT&T comunica acesso indevido aos dados dos clientes

Registros de chamadas telefônicas e mensagens de texto de quase todos os clientes foram baixados ilegalmente. Em nota, a companhia...
Security Report | Destaques

“Transparência é o fator-chave da relação entre SI e empresa”, afirma Gil Vega, CISO da Veeam

O atual líder de Segurança da Informação da vendor falou com exclusividade à Security Report sobre sua trajetória em diversos...
Security Report | Destaques

BRASPRESS retoma funcionamento do site oficial após ataque de ransomware

Incidente que causou a parada de diversos sistemas operacionais da companhia se deu ainda no começo dessa semana, e forçou...
Security Report | Destaques

Problemas técnicos causam perda de dados de 39 mil chaves Pix da 99Pay

Incidente ocorrido entre 26 de junho e 2 de julho desse ano foi revelado pelo próprio Banco Central do Brasil...