Hospital Sírio-Libanês lança projeto de conscientização em Cyber Security

Com o apoio da Fortinet na produção de palestras e conteúdos, a instituição assegurou a participação de vários profissionais do segmento, levando para todo Brasil as melhores práticas sobre o processo de conscientização e a importância de aprimorar os controles de segurança. A instituição ainda ganhou reconhecimento do mercado para ajudar a elevar a postura de SI em outros hospitais. Case de Sucesso foi o vencedor Prata no Prêmio Security Leaders 2023

Compartilhar:

Se de um lado, o cibercrime é organizado no compartilhamento de técnicas e ferramentas maliciosas, do outro, CISOs e Profissionais que atuam em Cibersegurança seguem com trabalho integrado de troca de experiências. É o caso do Hospital Sírio-Libanês, complexo hospitalar brasileiro e referência internacional em saúde, pesquisa e educação, que ampliou a maturidade em Cyber Security com apoio da Fortinet e disseminou a conscientização em SI. O Estudo de Caso foi vencedor Prata no Prêmio Security Leaders 2023.

 

Para esse projeto, chamado Alma Cyber Security Summit, a companhia também contou com o apoio de outros parceiros no desenvolvimento e compartilhamento de melhores práticas através de treinamentos acessíveis para os profissionais de TI. No total, o projeto contou com a participação de 250 pessoas presencialmente, enquanto 259 interagiram virtualmente, aprendendo e conhecendo a importância de aprimorar os controles de segurança.

 

Segundo Leandro Ribeiro, Gerente de SI do Hospital Sírio-Libanês, além dessas iniciativas, os grupos de WhatsApp viraram uma alternativa para disseminar recomendações e conteúdos voltados para a proteção do setor. “Através do IEP (instituto de ensino e pesquisa) do hospital Sírio-Libanês, conseguimos montar o treinamento de Gestão em Segurança da Informação para o setor da Saúde, no qual tivemos 35 alunos participantes de todo o Brasil e um da Angola”, acrescenta Ribeiro.

 

No processo de produção de palestras e criação dos conteúdos, o Hospital Sírio-Libanês contou com o apoio de outros players como Fortinet, Gigamon + Dfense Security, AWS, OfHunter, Deloitte, Danresa, NTT+Claroty e Apura. Internamente, 4 profissionais do time de Segurança da Informações do HSL e mais três profissionais do IEP, além de mais de 10 empresas parceiras que foram envolvidos no projeto, que durou 3 meses para ter 100% do conteúdo produzido e finalizado.

 

“O projeto foi muito bem aceito pelo mercado. Inclusive, recebemos reconhecimento como auxílio da mudança do mindset para ajudar a mudar a postura de Cibersegurança em outros hospitais”, celebra Ribeiro. Em sua avaliação, o Case de Sucesso conseguiu trazer receita e recursos financeiros para o IEP, contribuindo ainda para outras pesquisas para tratamento de doenças.

 

“Juntos somos mais fortes para ajudar a aprimorar a Cyber Security setor da Saúde. Setor esse que, infelizmente, é carente e precisa de auxílio para aprimorar as linhas de defesa”, finaliza Leandro Ribeiro.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Proibir uso de IA pode brecar inovação, dizem especialistas

Especialistas debatem como equilibrar inovação e proteção no uso da Inteligência Artificial, destacando a importância da governança, boas práticas e...
Security Report | Destaques

Proteção em TI precisa incluir cadeia de fornecedores, diz CISO da Natura

Cadeia de fornecedores exige nova abordagem de segurança cibernética, defende CISO da Natura em Keynote sobre proteção de TI focada...
Security Report | Destaques

Machine Learning ajuda na proteção de dados da Bolsa de Valores

Durante o segundo dia do Security Leaders Nacional 2025, o Painel de Debate discute resiliência cibernética e uso de machine...
Security Report | Destaques

Metade dos usuários já compartilham dados com plataformas de IA

Especialistas discutem riscos, oportunidades e a necessidade de governança no uso da Inteligência Artificial durante painel no Security Leaders Nacional.