Hospital e Clínica Viva aposta em tecnologia para barrar phishing na rede corporativa

A rede apostou em ferramenta para realizar a troca do serviço de e-mail, um dos grandes problemas e que vinha tirando o sono da equipe de TI, era justamente a entrada de um grande volume de mensagens com links e arquivos maliciosos

Compartilhar:

O Hospital e Clínica Viva, de Ribeira do Pombal no interior da Bahia e região do semiárido, segue realizando investimentos em novas especialidades e que foram acompanhadas pela modernização das aplicações de software, com destaque para os serviços de e-mail e a implementação das soluções Zimbra Cloud e Unodata Anti Hacking eMail Cloud, que resolveram um problema que vinha tirando o sono da equipe de TI: a entrada de um grande volume de mensagens com links e arquivos maliciosos.

 

Esta mudança também faz parte da estratégia do Hospital e Clínica Viva de investir em melhores ferramentas de produtividade visando fortalecer a sua oferta de serviços médicos à população, uma referência em Saúde na região. Na área de TI, uma das primeiras providências foi melhorar a comunicação por e-mail, que não possuía um padrão e era rudimentar, sem as funcionalidades e segurança necessárias. A empresa também não possuía um e-mail corporativo, o que foi resolvido com esta modernização dos serviços de TI.

 

A primeira plataforma de e-mail escolhida foi em nuvem, de um grande fornecedor mundial, mas, depois de alguns meses de uso, a equipe de TI do Hospital e Clínica Viva chegou à conclusão que o nível de segurança proteção estava aquém do necessário para barrar a entrada de mensagens com vírus; além do preço, que se mostrou acima das expectativas e porque os recursos oferecidos não eram aproveitados em sua totalidade pela maioria dos usuários do hospital, resultando em desperdício.

 

“Precisávamos garantir uma segurança maior para que os colaboradores pudessem trabalhar sem qualquer problema, como também diminuir o número de aberturas de chamados de suporte quando o usuário fica em dúvidas quanto a e-mails supostamente mal intencionados e inseguros”, comenta Thiago Coutinho.

 

Acesso remoto à caixa de entrada dos usuários

 

A ferramenta ofereceu ao administrador de TI do Hospital e Clínica Viva uma visão de todo o fluxo de mensagens nas caixas de entrada dos usuários, podendo analisar e apurar possíveis falhas e aplicar novos filtros de proteção. “Tudo isso é feito com a ciência dos usuários e sem invadir a sua privacidade”, garante Coutinho. “Este recurso é muito bom porque, caso o usuário aceite, por engano, um e-mail não suspeito ou que não foi percebido pelo antispam, é possível aplicar novas ações de proteção”, afirma executivo.

 

Chat corporativo: Zimbra Connect

 

Outra ferramenta muito utilizada pelo Hospital e Clínica Viva é o Connect Zimbra, uma aplicação nativa da plataforma de e-mail que permite conversas entre equipes sem depender do WhatsApp, que ficou fora de serviço recentemente e prejudicou milhões de usuários e empresas em todo o mundo. “Com ele, aumentamos a produtividade e a comunicação interna ficou muito mais rápida e fácil”, comenta o administrador de TI do Hospital e Clínica Viva.

 

Além destes benefícios, Coutinho destaca o aprendizado com a adoção de soluções de tecnologia que contam com o apoio de profissionais capacitados e preocupados com as necessidades dos clientes e que não estão preocupados apenas em “vender a qualquer custo”, como acontece com boa parte dos fornecedores de produtos e serviços. “Com a tecnologia foi possível modernizar os nossos serviços de e-mail na medida certa de nossas necessidades. O próximo passo agora é avançar para as outras áreas do Hospital e Clínica Viva”, afirma Coutinho.

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

De ofertas falsas a phishing pesquisa mostra os golpes de Natal  2025

Pesquisadores ressaltam que a IA e a automação estão tornando os golpes de fim de ano mais sofisticados e difíceis...
Security Report | Overview

Ataques a agentes de IA disparam em 2025, aponta pesquisa

Relatório revela que ataques contra agentes de IA no 4º trimestre de 2025 tiveram como principal alvo o vazamento de...
Security Report | Overview

Relatório: 57% dos malwares em 2025 são voltados ao roubo de dados de acesso

Ataques digitais com iscas visuais e ferramentas maliciosas prontas se tornam mais frequentes e sofisticados, segundo análise 
Security Report | Overview

Golpes cibernéticos disparam no fim de ano, afirma análise

Estudo alerta para o aumento de sites falsos, phishing, fraudes em redes sociais e golpes digitais com o crescimento das...