A SonicWall anunciou os resultados que a Holambra Cooperativa Agroindustrial conquistou com o uso das soluções SonicWall de cybersecurity. Gigante do agronegócio brasileiro, a Holambra Cooperativa Agroindustrial tem sede em Paranapanema, São Paulo, e é reconhecida pela excelência da soja, milho, trigo e feijão que oferece a mercados locais e globais. Algodão e frutas também são produtos comercializados pela cooperativa.
A organização inclui 170 empresas cooperadas. Entre 2000 e 2022, o movimento da Holambra Cooperativa Agroindustrial saltou de 0,47 para 2,9 bilhões de reais por ano. Fortemente baseada numa visão comunitária em que as populações das cidades do interior do Estado de São Paulo, onde estão as operações da cooperativa, participam desta atividade econômica, a organização conta com 11 sites, 700 colaboradores diretos e cerca de 6000 profissionais que interagem de forma indireta com a Holambra Cooperativa Agroindustrial.
Hoje, cerca de 80% das commodities da cooperativa são exportadas para países como EUA e China. A soma das soluções SonicWall com os serviços oferecidos à Holambra Cooperativa Agroindustrial pela Informo (parceira de negócios da SonicWall que atende essa organização) tem trazido resultados.
“Houve uma redução em 35% dos falsos positivos. Outro ganho é que, com a padronização das nossas políticas de segurança nas várias camadas de soluções ativadas nos Firewalls SonicWall, conseguimos baixar de 40 visitas técnicas por mês aos vários sites da Holambra espalhados pelo sudoeste Paulista para, no máximo, e de forma eventual, 1 visita por semana. Ficou mais fácil atuar remotamente, de forma preventiva, em todo o nosso ambiente digital”, diz Cesar Brito, gerente de tecnologia da Holambra Cooperativa Agroindustrial.
Desktops, notebooks e servidores protegidos
A adoção do SonicWall Capture Client aumentou a resiliência cibernética dos desktops, notebooks e servidores da organização. O Capture Client é uma solução de Endpoint Detection & Response (EDR) com recursos como proteção contra malware baseada em análise de comportamento, identificação e bloqueio de novas ameaças e visibilidade sobre as vulnerabilidades das aplicações rodando no dispositivo.
“Nossa força de vendas e o corpo de diretores e gerentes, em especial, muitas vezes trabalham fora do perímetro da empresa. Para garantir a integridade dos computadores desses profissionais incluímos todos na nossa rede e realizamos a gestão remota desses PCs. Usamos o Capture Client para elevar o nível de segurança e de gerenciamento desses dispositivos. A liberdade dos nossos colaboradores é protegida por nós”, detalha Brito.
Para chegar a resultados como esse, Brito e sua equipe realizaram em 2024 o refresh do ambiente de segurança SonicWall, implantando firewalls geração 7 tanto na sede da cooperativa, em Paranapanema, como em 9 outros sites. Enquanto na sede atua o Firewall as a Service SonicWall NSa 2700 em alta disponibilidade (HA), nas outras localidades estão em operação Firewalls as a Service SonicWall TZ370 e SonicWall TZ270.
Contando com diferentes fornecedores de serviços de Telecom, a Holambra optou por configurar a comunicação entre todas as suas unidades a partir do ambiente SonicWall. Quando necessário, configura VPNs seguras entre as diversas plantas da empresa.
“Outro recurso que utilizamos é o Web Filter, que nos dá todo o suporte para proteger o acesso de nossos usuários ao conteúdo Web”, observa Brito. “Conseguimos, ainda, realizar a aplicação de políticas de segurança em toda o ambiente corporativo, além de atualizar a plataforma para identificar agentes. Diante de uma ameaça em potencial, usamos a plataforma SonicWall para identificar esse perigo e bloqueá-lo”.
Apoio do parceiro no redesenho da arquitetura da rede
Nessa jornada, Brito contou com os serviços da equipe da Informo, parceira de negócios da SonicWall que atende a Holambra. “A Informo é vista por nós como uma extensão da nossa TI. Trata-se de um parceiro premium, nota 10. Recentemente, quando precisamos ampliar nosso ambiente de cybersecurity, os profissionais Informo se sentaram com nossa equipe e colaboraram no redesenho de nossa arquitetura. Atitudes como estas nos dão uma grande confiança neste parceiro”.
Marco Antonio Giarone, arquiteto de soluções de segurança da Informo, enfatiza a evolução em cybersecurity da Holambra Cooperativa Agroindustrial. “Além do grande conhecimento técnico do time, há um cuidado em formar uma cultura corporativa em que a segurança de dados críticos é responsabilidade de todos. Essa conquista é parte do DNA da Holambra”.
Segundo Giarone, uma das raízes desse sucesso é a visão de cooperativa da organização. “É uma maturidade que nasce na vida em comunidade, em que há uma convergência de valores entre todos os stakeholders”. O profissional destaca, mais recentemente, os avanços em segurança de endpoints. “A meta é sustentar, com segurança, a evolução dos negócios nacionais e internacionais da Holambra. Acessos remotos são realizados dentro de um ambiente protegido que garante a produtividade do colaborador e, ao mesmo tempo, a integridade dos dados do universo Holambra”.
Vida em comunidade
Para Brito, o sentimento de pertença que norteia tanto os colaboradores da cooperativa como os profissionais das comunidades onde a empresa opera é um grande diferencial. “Um ataque cibernético prejudicaria a Holambra e traria rupturas dolorosas para a comunidade toda”, reflete.
Consciente deste fato, Brito e sua equipe têm, em paralelo com o investimento na atualização do conhecimento do time interno e com o uso de soluções avançadas de cybersecurity, implementado programas de educação cibernética no universo da Holambra Cooperativa Agroindustrial. “Temos realizado várias ações de comunicação com as áreas de negócios, incluindo Webinars. Criamos um avatar da TI, muito usado nessas interações com os usuários”. Tem havido uma grande adesão dos usuários a esses programas. “Houve Webinars em que esperávamos 200 pessoas e, ao final do dia, 350 participaram”.
O cuidado com a transformação da cultura da Holambra Cooperativa Agroindustrial suavizou o processo de implementação do SonicWall Capture Client nas máquinas dos profissionais. “Se essa iniciativa tivesse acontecido sem o apoio dos programas de comunicação sobre as melhores práticas de cybersecurity, algum estranhamento poderia ter sido causado. Era possível que os usuários percebessem diferenças no comportamento destes dispositivos. Com ajuda dos nossos programas de comunicação, a transição foi tranquila”.