Hewlett Packard Enterprise investiga possível vazamento de dados

A informação de que um agente hostil teria roubado documentos dos ambientes de desenvolvimento chegou ao conhecimento da empresa apenas na última semana. De acordo com nota, a organização não detectou nenhum indício de impactos operacionais aos negócios, mas ativou de imediato seus protocolos de Cyber Security

Compartilhar:

A Hewlett Packard Enterprise (HPE), iniciou uma investigação sobre os seus sistemas internos devido à suspeita de um vazamento de dados. A possibilidade surgiu após um grupo de cibercriminosos denominado IntelBroker alegar ter posse de diversos registros internos pertencentes à companhia de TI.

 

Segundo informações coletadas por portais de Cibersegurança, o agente hostil teria anunciado em um fórum na última semana que estava vendendo arquivos obtidos dos sistemas da HPE. Os supostos dados incluem códigos-fonte de produtos da empresa, repositórios privados do GitHub, certificações digitais, e algumas informações pessoais.

 

Em nota enviada hoje à Security Report, a HPE informou ter tomado conhecimento do incidente e iniciou uma investigação para verificar se as informações seriam procedentes. Embora não tenham sido registrados impactos operacionais nos negócios, a vendor ativou imediatamente todos os protocolos de segurança cibernética.

 

“A HPE ativou imediatamente nossos protocolos, desativou as credenciais relacionadas e iniciou uma investigação para avaliar a validade das alegações. Não há impacto operacional em nossos negócios no momento, nem evidências de que informações de clientes estejam envolvidas”, acrescenta o comunicado.

 

A HPE faz parte de uma lista de organizações de tecnologia que, recentemente, foram alvos de ataques de hackers. Um exemplo foi o da Amazon, que confirmou o vazamento de parte dos dados corporativos por meio de um incidente cibernético ocorrido em um de seus fornecedores terceirizados.

 

A Security Report divulga, na íntegra, nota enviada pela Hewlett Packard Enterprise:

 

“A HPE tomou conhecimento, em 16 de janeiro, de alegações feitas por um grupo chamado IntelBroker de que estava em posse de informações pertencentes à HPE.

 

A HPE ativou imediatamente nossos protocolos de resposta cibernética, desativou as credenciais relacionadas e iniciou uma investigação para avaliar a validade das alegações.

 

Não há impacto operacional em nossos negócios no momento, nem evidências de que informações de clientes estejam envolvidas”.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Ransomware: 66% das empresas atingidas no Brasil pagaram resgate, alerta pesquisa

A Sophos apresentou, em encontro fechado com jornalistas, a edição de 2025 do estudo “State of Ransomware”, que ressaltou a...
Security Report | Destaques

Incidente cibernético tira do ar portal da Prefeitura de Dourados (MS)

Desde o início dessa semana, o site do governo municipal estava impossibilitado de ser acessado pelos cidadãos devido a uma...
Security Report | Destaques

Q-Day à vista: riscos devem acelerar transição para criptografia pós-quântica?

Embora a computação quântica ainda esteja em fase experimental, adversários já se antecipam ao coletar dados criptografados que poderão ser...
Security Report | Destaques

Tribunal Penal Internacional detecta nova tentativa de ciberataque

Corte responsável por julgar crimes contra a humanidade já havia sido alvo de um ataque cibernético em setembro de 2023,...