Hackers exploram app do Instagram para obter dados de usuários

Vulnerabilidade foi encontrada em versão antiga do aplicativo, onde o atacante seleciona a opção de redefinir senha e captura a solicitação usando um proxy web

Compartilhar:

Como reportado pelo Instagram ontem (30), cibercriminosos exploraram um bug da rede social que permitia que eles roubassem perfis de usuários do Instagram, incluindo celebridades. Pesquisadores perceberam o bug e notificaram o Instagram na terça-feira, dia 29 de agosto, e compartilharam uma breve análise técnica com a rede social.

 

Eles descobriram que a vulnerabilidade existe na versão móvel 8.5.1 do Instagram, lançada em 2016 (a versão atual é 12.0.0). O processo de ataque é relativamente simples: usando o aplicativo desatualizado, o atacante seleciona a opção redefinir senha e captura a solicitação usando um proxy web. Eles então selecionam uma vítima e enviam uma solicitação ao servidor do Instagram carregando o identificador ou nome de usuário exclusivo do alvo. O servidor retorna com uma resposta JSON com as informações pessoais da vítima, incluindo dados confidenciais, como e-mail e número de telefone.

 

Os ataques são bastante intensivos no quesito mão-de-obra: cada um deve ser feito manualmente, uma vez que o Instagram usa cálculos matemáticos para evitar que os invasores automatizem o formulário de solicitação.

 

Os hackers foram vistos em um fórum clandestino, negociando credenciais pessoais por perfis de celebridades na rede social.

 

“É muito importante que usuários de redes sociais usem todos os recursos de segurança oferecidos pelas plataformas a seu favor, a fim de dificultar ainda mais ataques como esse. Recursos como a dupla autenticação, alertas de logins desconhecidos, uso de senhas únicas, são boas práticas recomendadas a todos”, afirma Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab no Brasil.

 

A Kaspersky Lab aconselha que usuários que ainda utilizam versões antigas do software as atualizem imediatamente para a versão mais recente disponível. Outras dicas úteis para se manter seguro em mídias sociais incluem o uso de endereços de e-mail diferentes para diferentes plataformas sociais, relatando quaisquer preocupações ou irregularidades para a rede social. E, acima de tudo: se você receber e-mails sobre uma restauração de senha que você não iniciou, alerte a rede social imediatamente.

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Mais de 253 mil senhas foram disponibilizadas na deep e na dark web no primeiro trimestre

Estudo feito pelo SafeLabs para o Dia Mundial da Senha revela que os dados que deveriam ser sigilosos continuam à...
Security Report | Overview

Práticas de higiene digital das senhas precisam ser revistas, aponta laboratório de ameaças

Especialistas da Check Point Software defendem práticas de senhas fortes para proteger os usuários contra ameaças cibernéticas...
Security Report | Overview

Brasil sofreu 60 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos em 2023

De acordo com os dados sintetizados pelo FortiGuard Lab, embora a taxa seja inferior ao registrado em 2022, a tendência...
Security Report | Overview

Itaú Unibanco combate golpe do 0800 com proteção dos usuários

Desenvolvida pela DialMyApp, a tecnologia identifica e exibe um aviso na tela do celular do usuário e interrompe imediatamente a...