Hacker assume autoria de ciberataque nos EUA

Indivíduo identificado como “Guccifer 2.0” revelou ser o responsável pela invasão ao Comitê do Partido Democrata e o roubo de pesquisas sobre o provável candidato presidencial Donald Trump

Compartilhar:

Da Agência Reuters

Um “hacker solitário” afirmou ser o autor de uma invasão cibernética do Comitê Nacional Democrata dos Estados Unidos, que havia sido atribuído ao governo russo pelo próprio comitê e uma empresa de cibersegurança.

O comitê (DNC, na sigla em inglês) e a CrowdStrike revelaram o ciberataque de terça-feira (14) dizendo que hackers que trabalham para a Rússia invadiram a rede de computadores do DNC, espionaram comunicações internas e roubaram pesquisas sobre o provável candidato presidencial republicano Donald Trump.

O porta-voz do governo russo respondeu dizendo que Moscou não teve nenhum envolvimento.

Na quarta-feira, um indivíduo com o apelido Guccifer 2.0 assumiu a responsabilidade pela invasão em uma publicação no site de blogs WordPress.com, dizendo que o DNC foi “invadido por um hacker solitário”.

O DNC não respondeu a um pedido de comentário no final da noite de quarta-feira a respeito da afirmação de Guccifer 2.0. A CrowdStrike insiste que as evidências apontam que Moscou está por trás dos ataques.

O blog de Guccifer 2.0 inclui imagens de documentos que ele afirma terem sido roubados dos servidores do DNC. A Reuters não conseguiu verificar a autenticidade dos documentos, que o blog disse estarem entre os “milhares de arquivos e correspondências” dos servidores e que serão publicados em breve no site WikiLeaks.

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Era da desconfiança: como Zero Trust e Privileged Access Management bloqueiam ações criminosas?

Apesar de haver uma sensação de cuidado e Segurança com o controle de acesso, pesquisas mostram que apenas 20% das...
Security Report | Overview

69% dos brasileiros creem que seus aparelhos espionam conversas, relata pesquisa

Sobre as leis de proteção de dados, apenas 32% dos entrevistados afirmaram que realmente se sentem protegidos...
Security Report | Overview

Novo relatório aponta detecção generalizada de malware contra SmartTVs corporativas

Uma análise recente mostra um aumento nas detecções de malware direcionado a endpoints e um crescimento significativo no direcionamento de...
Security Report | Overview

Ataques DDoS em 2024 levam a novas perdas críticas do mercado, afirma player

DDoS é o tipo de ciberataque que impede o acesso a sistemas ao forçar o processamento deles até o limite...