Grupo Boticário amplia proteção de pessoas com cultura e conscientização

Conglomerado varejista de cosméticos alterou sua estratégia de Segurança visando dar mais autonomia para seus colaboradores através da conscientização, respeitando a experiência do usuário. Na visão do CISO Global do Grupo, Marcelo Miola, é importante que os funcionários estejam no centro das ações de SI, em vez de serem vistos apenas como o elo mais fraco. Estudo de caso foi apresentado na TVSecurity

Compartilhar:

Um dos grandes desafios de implementação das estratégias de Cibersegurança é saber como torná-la parte natural dos processos corporativos, atraindo o engajamento da força de trabalho em favor de melhores práticas. O Grupo Boticário compreendeu essa dor dentro de casa e buscou a Proofpoint para elevar o aculturamento dos colaboradores e transferir a Segurança ao usuário.

Segundo explicou o CISO Global do Boticário, Marcelo Miola, a visão amplamente aceita na Segurança coloca as pessoas como elo mais fraco da proteção, pois são eles a se exporem frequentemente a ameaças e brechas maliciosas. Esse mindset equivocado leva a investir em bloqueios e políticas excessivamente rígidas, tirando o controle do usuário e diminuindo a produtividade empresarial.

“Cyber não está vencendo esse jogo, pois a percepção de Segurança está errada. Se os usuários estão sujeitos a acessar links maliciosos ou escrever linhas de código expostas, é necessário transformá-lo em parte da solução em vez do problema, emponderando-o com visibilidade sobre os riscos e tecnologias amigáveis aos seus padrões de conhecimento”, afirmou Miola, durante painel de apresentação do Case de Sucesso na TVSecurity.

Nesse sentido, o Boticário decidiu transformar sua gestão de SI aproximando os colaboradores de sua estratégia. Isso foi alcançado através das plataformas de conscientização e treinamento da Proofpoint, alinhadas aos sistemas de proteção de e-mail. A proposta era renovar os meios de controle de mensagens eletrônicas sem causar problemas às operações e pavimentar uma jornada contínua de aprendizado.

Para evitar que as novas políticas gerassem empecilhos ao desempenho do usuário, a gestão dessas regras foram deixadas ao alcance do usuário, com a condução de Cyber. Essa decisão visa munir o colaborador com informações mais precisas, e assim, tomar melhores decisões Isso reduz a fricção, torna a jornada de Segurança mais natural e expande a cultura de SI a empresa toda.

“Geralmente, o usuário se torna a brecha de invasão quanto ele tem pouco conhecimento sobre o assunto, quando ele está mal-intencionado ou quando a credencial dele foi comprometida. Portanto, conscientização e monitoramento comportamental via IA e Machine Learning oferecem formas de entender como o indivíduo age e qual deve ser o controle sobre ele. E essa função pode estar nas mãos dele próprio”, explica Fellipe Canale, Diretor Regional Brasil & México da Proofpoint.

A implementação das soluções foi cuidadosa e controlada, visando gerar menor impacto possível. Miola ressalta como a organização agora avança a passos largos em cada nova decisão sobre Segurança, pois os funcionários já estão preparados para responder proativamente às novas demandas. O risco de navegação desprotegida foi reduzido e ainda se gerou aprendizado capaz de ampliar o aprendizado.

“Os Hackers miram as pessoas, pois elas geram valor para empresas e acionistas. São o coração de qualquer negócio, portanto investir nelas é investir na perenidade do business. Nossa atuação precisa ser leve e autônoma, prezando a conscientização do usuário e reforçando os mecanismos humanos de trabalho seguro. Empoderar pessoas é preferível a restringi-las até que escolham meios desprotegidos de trabalhar”, encerou Miola.

O painel de debates “Como criar o equilíbrio entre experiência do colaborador e as ferramentas de Cibersegurança?” está disponível no canal da TVSecurity no YouTube.



Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Cisco emite esclarecimento sobre suposto vazamento de dados

Publicações apontando um possível vazamento de dados anunciado em um fórum na Dark Web circularam durante essa semana. Em nota,...
Security Report | Destaques

Regulação da IA: CISOs e operadores do direito analisam Projeto de Lei

O Senado Federal aprovou a lei em plenário neste mês de dezembro, avançando com a possibilidade de estabelecer normas mais...
Security Report | Destaques

CISO no Board: o desafio de comunicar a linguagem da SI ao negócio

Como líderes de Cibersegurança podem ajustar seu discurso para estabelecer uma ponte efetiva com os conselheiros e influenciar decisões estratégicas
Security Report | Destaques

Unidas Aluguel de Carros identifica tentativa de invasão aos sistemas

Registros de que a companhia havia sido atacada por um ransomware começaram a circular nesta semana, quando grupos de monitoramento...