Segundo a DarkTracer, uma plataforma de inteligência de ameaças, dados do governo brasileiro estariam sendo oferecidos na Deep Web, a informação foi publicado nesta terça-feira (30) através do Twitter da empresa. De acordo com post, o grupo russo Everest colocou à venda em seu site 3 TB de informações internas roubadas, fruto de uma invasão do tipo ransomware. Apesar do alerta, a DarkTracer não indicou quais pastas ou informações do governo foram invadidas.
A redação da Security Report entrou em contato com o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República para entender se o caso realmente procede. O órgão ressaltou que “até o momento, não há registro e informação oficial sobre sua demanda”.

Essa não é a primeira vez que o Governo é alvo dos cibercriminosos, em 2021, uma denúncia feita pela ESET/Syhunt alertou que mais de 68 mil senhas de órgãos governamentais brasileiros estão expostas na internet.
De acordo com a companhia, o Brasil é o país que registra o maior número de dados expostos, com 68.535 senhas pertencentes a endereços de e-mail com o domínio .gov.br, seguido pelo México com 31.995 com o domínio .gob.mx. Em nota encaminhada para à Security Report na época, a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia comentou que os sistemas do Governo Federal não foram alvo de ataques bem sucedidos e que nenhuma informação de Estado foi comprometida a partir de fatos apurados.