A Redbelt Security registrou a criação de páginas falsas relacionadas a bancos e instituições financeiras. Segundo o levantamento, só no setor financeiro, são criados 321 sites falsos por dia no Brasil, o equivalente a 14 por hora. Usuários mais velhos podem ser vítimas fáceis para esses domínios maliciosos. O estudo aponta que pais que usam o celular para pagar contas, acessar o banco ou buscar promoções para comemorar a data, mas que não estão familiarizados, muitas vezes, com as armadilhas online.
De acordo com o estudo, essas fraudes geralmente chegam por e-mail, SMS, WhatsApp ou até via redes sociais, disfarçadas como mensagens legítimas de instituições financeiras. Para proteger os pais, e qualquer pessoa mais vulnerável digitalmente, a Redbelt Security recomenda um acompanhamento próximo e conversas frequentes.
“O perfil típico das vítimas são pessoas que utilizam tecnologia no dia a dia, mas não compreendem completamente como ela funciona. Isso inclui muitos pais que, apesar de ativos digitalmente, não desenvolveram ainda a desconfiança necessária para identificar ameaças online”, explica Eduardo Lopes, CEO da Redbelt Security.
Medidas após cibergolpes
Os especialistas explicaram que caso a fraude se concretize, é importante agir rápido, contatar imediatamente o banco ou a operadora do cartão, registrar um boletim de ocorrência e, se for PIX, acionar a opção de devolução pelo Mecanismo Especial de Devolução (MED). Mais do que nunca, proteger quem a gente ama também é ensiná-los a se proteger. E isso vale para todos os meses, não só o de agosto.