“Gestão de risco deve ser orientada por Threat Intelligence”, afirma executivo

A sugestão do VP de Engenharia da Fortinet LATAM, Marcelo Mayorga, é centralizar a estratégia de Cyber Security em mitigação de vulnerabilidade por meio de Inteligência de Ameaças. Para ele, esse caminho uma forma de proteger o ambiente sem fazer da SI um impeditivo de crescimento dos negócios

Compartilhar:

Na visão do Vice-presidente de Engenharia da Fortinet América Latina, Marcelo Mayorga, a capacidade das tecnologias contemporâneas de viabilizar novos produtos e serviços abre espaço para os boards falarem das possibilidades de comprometimento dessas operações. O risco Cyber se tornou uma das mais importantes demandas e deve ser gerenciado por meio de inteligência de ameaças.

Mayorga explica que um risco se define pela relação entre as ameaças do universo digital e as vulnerabilidades existentes nas infraestruturas internas. O contato desses dois tópicos criam potenciais impactos ao futuro do business, como danos à imagem, problemas judiciais ou mesmo redução do portifólio de clientes.

Neste momento, as ameaças estão em frequente mudança com o objetivo de gerar resultados melhores e imediatos. Ao mesmo tempo, as vulnerabilidades se ampliaram através de dados e usuários disseminados em todas as direções, expandindo a complexidade das estruturas digitais e dificultando processos de segurança fundamentais.

“Esse contexto nos leva a pensar no que podemos fazer enquanto profissionais de Cyber. Não há como reduzir a complexidade operacional dos clientes, nem possuímos capacidade de enfrentar diretamente um mercado tão volátil quanto o cibercrime. Portanto, nosso objetivo precisa ser atuar sobre as vulnerabilidades e mitigá-las ao máximo”, continuou o VP de Engenharia, durante apresentação do Fortinet XPERTS Roadshow Brasil 2023, que acontece nesta semana em Atibaia, São Paulo.

Dessa forma, o ponto focal da estratégia da Fortinet é a Inteligência de Ameaça, pois ela ditará a qualidade da Segurança mantida pelas empresas. Conhecer as principais tendências de atividade do cibercrime e monitorá-lo constantemente, segue o executivo, é um meio eficaz para traçar melhores planejamentos de mitigação de vulnerabilidade sem fazer da Segurança um impeditivo de crescimento dos negócios.

“Além de acompanhar as novas modalidades de consolidação de SI, o aprendizado desenvolvido por Threat Intelligence também precisa estar incluído em plataformas amplas de e agregadoras, oferecendo melhor gerenciamento da superfície digital com automatização de respostas”, disse Marcelo Mayorga.

O executivo também acrescenta que esse tipo de conhecimento deve estar disponível aos clientes e contar com a parceria de órgãos e instituições de referência, como autoridades de Cibersegurança e proteção de dados. Além disso, aproximar a segurança de setores-chave das empresas, como network management, abrirá novos casos de uso desse conhecimento adquirido.

“Segurança e Network estão em um processo acelerado de cooperação ou mesmo convergência. Esse trabalho conjunto dará forma a uma nova perspectiva de Secure Networking, baseada no conhecimento de ameaças aplicada ao conhecimento da rede interna. Dessa forma, esse setor se torna mais um garantidor da segurança empresarial”, encerrou o Vice-presidente.


Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Cisco emite esclarecimento sobre suposto vazamento de dados

Publicações apontando um possível vazamento de dados anunciado em um fórum na Dark Web circularam durante essa semana. Em nota,...
Security Report | Destaques

Regulação da IA: CISOs e operadores do direito analisam Projeto de Lei

O Senado Federal aprovou a lei em plenário neste mês de dezembro, avançando com a possibilidade de estabelecer normas mais...
Security Report | Destaques

CISO no Board: o desafio de comunicar a linguagem da SI ao negócio

Como líderes de Cibersegurança podem ajustar seu discurso para estabelecer uma ponte efetiva com os conselheiros e influenciar decisões estratégicas
Security Report | Destaques

Unidas Aluguel de Carros identifica tentativa de invasão aos sistemas

Registros de que a companhia havia sido atacada por um ransomware começaram a circular nesta semana, quando grupos de monitoramento...