A cada ano que passa, vemos novas tecnologias sendo desenvolvidas e aprimoradas para melhorar nossas vidas. Infelizmente, esses avanços também significam novas ameaças cibernéticas e mais plataformas vulneráveis a ataques. No ano passado tivemos alguns exemplos disso, como o ataque de negação de serviço Dyn através de dispositivos de Internet das Coisas, ou os ataques de violação de dados na Universidade de Berkeley, no Yahoo e em agências governamentais, entre outros.
De fato, uma nova pesquisa do IEEE, que entrevistou executivos dos Estados Unidos, Reino Unido e Índia, aponta que 45 por cento consideram as ameaças de segurança on-line como seu maior desafio em 2017. A pesquisa também revelou que:
– Apenas 27% dos CIOs / CTOs dizem ser capazes de controlar e gerenciar 76% ou mais dos dispositivos conectados ao seu negócio
– Em compensação, 38% dos CIOs / CTOs se considera capaz de rastrear e gerenciar menos da metade dos dispositivos conectados ao seu negócio.
ieee-cybersecurity-infographic
Entre as principais preocupações dos executivos, estão:
– Vulnerabilidade da nuvem – 36%
– Problemas de segurança relacionados a funcionários que levam seus próprios equipamentos ao trabalho – 31%
Para adereçar o assunto, o Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos, IEEE, lançou um recurso interativo, o IEEE Cybersecurity Vulnerability Navigator, que inclui comentários de especialistas do IEEE sobre as maiores ameaças cibernéticas e o que podemos fazer para contê-los.
As ameaças são:
– Ataques de negação de serviço (Denial of Service Atacks – DoSA)
– Drones
– Malware
Para ter acesso ao infográfico, clique aqui.