Até 2028, 75% das empresas irão priorizar o backup de aplicativos de Software como Serviço (SaaS) como uma exigência crítica, em comparação com 15% registrados em 2024, de acordo o Gartner, Inc. Os aplicativos baseados em Software como Serviço irão se tornar a escolha preferida para novas e modernizadas implementações, e os dados gerados por esses sistemas devem estar entre os conjuntos de informações críticas empresariais com crescimento mais rápido nos próximos cinco anos.
Segundo a previsão mais recente do Gartner, o gasto mundial com Software como Serviço (SaaS) para usuários finais está projetado para crescer 20%, totalizando US$ 247,2 bilhões em 2024, e atingindo quase US$ 300 bilhões em 2025.
“O risco de interrupções de TI destaca a necessidade urgente de backup e de recuperação regulares de dados críticos empresariais”, diz Michael Hoeck, Analista do Gartner. “À medida que as empresas se tornam mais dependentes de tecnologias de Software como Serviço é crucial garantir que os dados gerados por SaaS estejam protegidos e que sejam rapidamente recuperáveis. Além disso, dada a vulnerabilidade dos dados de Software como Serviço a erros, ciberataques e falhas dos fornecedores, soluções robustas de backup são indispensáveis.”
“A integração do Backup como Serviço (BaaS) é essencial para proteger cargas de trabalho em Nuvem e manter a continuidade operacional. Além disso, as empresas devem compreender o modelo de responsabilidade compartilhada de informações dos aplicativos de SaaS e avaliar o trabalho de proteção de dados de seus fornecedores. Se essas medidas forem inadequadas, soluções de terceiros devem ser consideradas para garantir uma proteção de dados mais abrangente”, explica Hoeck.
75% das grandes empresas irão adotar o Backup como Serviço juntamente com ferramentas on-premises até 2028: “A proteção e recuperação de aplicativos SaaS muitas vezes têm sido uma prioridade menor para muitas empresas”, diz o analista do Gartner. “Isso se deve à confusão sobre a responsabilidade dos fornecedores de Software como Serviço nativo em relação à proteção de dados e à falta de padronização ao nível de indústria. O acesso limitado a dados baseados em APIs (Application Programming Interface) para proteção e recuperação por parte dos fornecedores de SaaS nativos complica ainda mais a proteção eficaz de dados, atrasando o suporte para soluções de backup de terceiros.”
No entanto, o mercado de backup de aplicativos de Software como Serviço está crescendo rapidamente, inicialmente liderado por startups especializadas, mas agora também inclui empresas estabelecidas de soluções de software de backup e recuperação empresarial. O Gartner prevê que, até 2028, 75% das grandes empresas adotarão o Backup como Serviço juntamente com ferramentas on-premises para fazer backup de cargas de trabalho em Nuvem e em suas próprias instalações.
Para proteger de forma eficaz os dados de aplicativos baseados em Software como Serviço, o Gartner sugere que as empresas se concentrem em:
– Avaliação de governança: Inclua recursos de proteção e recuperação de dados na avaliação de governança de aplicativos de Software como Serviço.
– Recursos dos fornecedores: Verifique a capacidade do fornecedor de Software como Serviço de proteger e recuperar dados em todos os cenários possíveis de perda.
– Soluções de terceiros: Use soluções de backup de Software como Serviço de terceiros para complementar os recursos nativos dos fornecedores de Software como Serviço. Essas soluções podem melhorar a administração, centralizar e orquestrar a proteção de vários aplicativos de Software como Serviço, simplificar processos e oferecer recursos melhorados de recuperação granular.
“À medida que o mercado amadurece, é essencial que as empresas realizem avaliações de governança minuciosas e verifiquem os recursos de seus fornecedores de Software como Serviço. Aproveitar as soluções de backup de terceiros pode melhorar significativamente a proteção e recuperação de dados, garantindo que os dados empresariais permaneçam seguros e acessíveis”, diz Hoeck.