Gangue de Ransomware atinge sistemas internos da ABB

Compartilhar:

Incidente ocorreu no começo dessa semana e se confirmou por fontes internas na quinta-feira (11). De acordo com rumores, a invasão teria atingido os Diretórios Windows, paralisando as operações industriais da companhia e atrasando projetos

A companhia suíça ABB foi alvo de um incidente cibernético na tarde da última segunda-feira (07), supostamente causando impactos nas operações de negócio da empresa. A informação da ocorrência, todavia, apenas chegou ao mercado na última quinta-feira (11). Baseada em Zurique, a companhia gerou quase 30 bilhões de lucro no ano passado e emprega aproximadamente 105 mil funcionários.

De acordo com o Bleeping Computer, o incidente teria sido causado pela gangue de ransomware Black Basta, em atividade desde abril de 2022. O portal soube por meio de funcionários da ABB que a invasão afetou o Diretório de Ativos Windows, comprometendo o funcionamento de uma série de equipamentos internos. O ataque teria impactado o cronograma de projetos e afetado o funcionamento de diversas fábricas.

Em resposta a ameaça, a empresa interrompeu conexões VPN com seus clientes para evitar que o malware se disseminasse para outras redes. O Bleeping Computer ainda informou que, no momento, a maioria dos sistemas fabris já está em pleno funcionamento e a organização já voltou a atender seus clientes de forma segura.

A Security Report entrou em contato com a comunicação da ABB no Brasil, que não forneceu uma posição até o fechamento dessa edição.

*Com informações do Bleeping Computer

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Itaú Unibanco lança campanha nacional de Marketing sobre Segurança e fraudes

Filmes serão exibidos na programação da TV Globo; campanha faz parte da estratégia para posicionamento do Itaú como banco referência...
Security Report | Overview

Brasil é uma das principais origens de ataques de DoS, aponta levantamento

Relatório da ISH Tecnologia também apresenta tentativas de logins mais usadas por criminosos, entre outros dados
Security Report | Overview

27% dos ataques cibernéticos na América Latina miram infraestrutura crítica

Pesquisa da Kaspersky também revela problemas no setor de transporte e manufatura
Security Report | Overview

Paris 2024: pesquisa revela que os Jogos estão em alto risco de ciberataques

De acordo com a Unit 42, os ciberataques são as principais ameaças ao evento esportivo mais importante do ano, com...